Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenes
Página inicial > Notícias > PESQUISA DESENVOLVIDA POR MESTRANDO DO PPGCA/UNIFA É RECOMENDADA PELO CENTRO ESPACIAL DE ALCÂNTARA
Início do conteúdo da página

PESQUISA DESENVOLVIDA POR MESTRANDO DO PPGCA/UNIFA É RECOMENDADA PELO CENTRO ESPACIAL DE ALCÂNTARA

 

 A Metodologia delineada a partir das pesquisas do mestrando Tenente Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) da Universidade da Força Aérea (UNIFA), foi aplicada a um acidente que ocorreu com o veículo designado como Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) em novembro de 2020 no Centro Espacial de Alcântara. O relatório desse acidente, indicando a origem pós-graduanda da metodologia, foi encaminhado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio do Ofício nº 7/SIPAA/21258, de 24 de fevereiro de 2021.

 

 

As pesquisas dessa proposta de metodologia brasileira para investigar acidentes espaciais tem a orientação acadêmica do Coronel Aviador R1 Flavio Neri Hadmann Jasper - Professor Doutor do PPGCA, que ressalta a importância da aplicabilidade das pesquisas realizadas no PPGCA.

 “Como orientador é muito gratificante observar a evolução do mestrando e verificar que sua pesquisa produziu resultados concretos para a pós-graduação, para a Aeronáutica e para o país”, reafirmou Coronel Jasper.

 

 

Dentre as sugestões apresentadas, está a aprovação, pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), de que o Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) seja o órgão brasileiro encarregado das investigações na área espacial, e que o CENIPA poderia inserir a disciplina “Introdução à Tecnologia de Foguetes” com ênfase em operações de lançamento, a partir de 2022, no Curso de Prevenção de Acidentes – agora Aeronáuticos e Espaciais. Com isso, tal proposição se alinha aos objetivos maiores da Aeronáutica, produzindo resultados práticos para a instituição e buscando, à luz das Ciências Aeroespaciais, impactar a Política Espacial Brasileira (PEB) e o Setor Estratégico Espacial.

Além da escrita da dissertação, a ser defendida ainda em 2021 que detalhará e contextualizar a metodologia, o discente produzirá uma minuta de Norma de Sistema visando regularizar as investigações no campo espacial no País.


Texto/Informação/Revisão: Prof. Dr. GILLS VILAR LOPES / Cel Av R1 Jasper e Ten Cel Clóvis/ Ten Vanessa Barros

Fotos: PPGCA/UNIFA

 

Fim do conteúdo da página