A Força Aérea Brasileira, juntamente com o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil, realizou a Seleção de Médicos recém-formados nos Estados do Tocantins.
Com a finalidade de recrutar Médicos, estudantes dos Estabelecimentos de Ensino Superior - Tributários para o Serviço Militar Inicial, prevista na Lei do Serviço Militar, destinada especificamente à seleção de pessoas formadas na área Médica, Farmacêutica, Dentista e Veterinária (MFDV). No período de 20 a 24 de julho de 2020, nas cidades de Gurupi, Universidade de Gurupi (UNIRG), Porto Nacional, no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto (ITPAC) e em Palmas, na Universidade Federal de Palmas (UFT).
Os médicos selecionados prestarão o Serviço Militar Inicial nas Organizações Militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.
A Comissão de Seleção Especial é composta por militares do 7º Distrito Naval da Marinha do Brasil, da 11ª Região Militar do Exército Brasileiro e do SEREP-BR da Força Aérea Brasileira. Esta, representada por integrantes da SEREP-BR e do Hospital da Força Aérea Brasileira (HFAB).
Nessa fase da Seleção Especial, foram realizadas inspeções de saúde preliminares, entrevistas sociais, bem como são recebidas as fichas FISEMI de seleção onde cada jovem formando pode preencher e escolher quais as Organizações Militares que pretende servir, caso seja selecionado.
De acordo com a Lei do Serviço Militar, os formandos do sexo masculino tem a obrigatoriedade de fazer essa Seleção. Já no caso das médicas formadas, é em caráter voluntário. Porém, muitas jovens se apresentam para prestar o serviço militar como formanda em Medicina. A procura de mulheres pelo serviço militar inicial vem crescendo a cada seleção que é realizada nas faculdades.
Os médicos selecionados nessa comissão, para serem incorporados na FAB, farão o Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), no próximo ano, no primeiro semestre, com datas ainda a serem definidas. Após formados, passarão a integrar as unidades do HFAB, HFA, Posto de Atendimento do GAP-BR e Esquadrão de Saúde do GAP-AN.
Redes Sociais