Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Página inicial > Slideshow > SELEÇÃO DE MÉDICOS RECÉM-FORMADOS NO ESTADO DE TOCANTINS
Início do conteúdo da página

A Força Aérea Brasileira, juntamente com o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil, realizou a Seleção de Médicos recém-formados nos Estados do Tocantins. 

Com a finalidade de recrutar Médicos, estudantes dos Estabelecimentos de Ensino Superior - Tributários para o Serviço Militar Inicial, prevista na Lei do Serviço Militar, destinada especificamente à seleção de pessoas formadas na área Médica, Farmacêutica, Dentista e Veterinária (MFDV). No  período de 29 de julho à 2 de agosto, nas cidades de Gurupi, Universidade de Gurupi (UNIRG), Porto Nacional, no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto (ITPAC) e em Palmas, na Universidade Federal de Palmas (UFT).

Os médicos selecionados prestarão o Serviço Militar Inicial nas Organizações Militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.

A Comissão de Seleção Especial é composta por militares do 7º Distrito Naval da Marinha do  Brasil, da 11ª Região Militar do Exército Brasileiro e do SEREP-BR da Força Aérea Brasileira. Esta, representada por integrantes da Seção Mobilizadora de Brasília (SMOB-BR) e do Hospital da Força Aérea Brasileira (HFAB). 

A comitiva da FAB foi  Chefiada pelo 2T QOEA GDS Paulo GLADIMIR Zuse, Chefe da SMOB-BR, auxiliado pela 3S QSS SAD TAISSA Evangelista de Lima, também do efetivo da SMOB do SEREP-BR, além da Asp QOCON Med Dulce MOURTHÉ Starling Pinheiro do efetivo do HFAB. 

Nessa fase da Seleção Especial, foram realizadas inspeções de saúde preliminares, entrevistas sociais, bem como são recebidas as fichas de seleção onde cada jovem formando pode  preencher e escolher quais as Organizações Militares que pretende servir, caso seja selecionado.

De acordo com a Lei do Serviço Militar, os formandos do sexo masculino tem a obrigatoriedade de fazer essa Seleção. Já no caso das médicas formadas, é em caráter voluntário. Porém, muitas jovens se apresentam para prestar o serviço militar como formanda em Medicina. A procura de mulheres pelo serviço militar inicial vem crescendo a cada seleção que é realizada nas faculdades.

Para cumprir essas missões tão distantes da sede do SEREP-BR, em Brasília-DF, tivemos o apoio de transporte aéreo, planejado e coordenado pelo COMAE, executado pelo 6º Esquadrão de Transporte Aéreo, 6º ETA.

Os médicos selecionados nessa comissão, para serem incorporados na FAB, farão o Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), no próximo ano, no primeiro semestre, com datas ainda a serem definidas. Após formados, passarão a integrar as unidades do HFAB, HFA, Posto de Atendimento do GAP-BR e Esquadrão de Saúde do GAP-AN.

Depoimento de um dos candidatos ao MFDV/2020:

Ernani Pechulo Ederson, 26 anos. Formado no Instituto Presidente Antônio Carlos (ITPAC)

 

“Meu interesse de servir as Forças Armadas vem da questão do sentimento de ser patriota, é um sonho que eu tinha desde pequeno, além de ser médico, poder servir ao meu país. Eu vejo que hoje nós temos um grande desinteresse, uma falta de patriotismo por parte dos jovens, por parte da nação em si, e eu quero me dedicar nesse momento, cumprir esse serviço como uma forma de devolver ao meu país e também poder passar isso para outros jovens a forma de você amar o seu país, de servir, de estar ali, de atender as pessoas de pode ir pra uma missão humanitária...”

 

 

Fim do conteúdo da página