O judô é um esporte de origem japonesa do século XVII. É considerado uma arte marcial e pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres.
O estilo Takenouchi-ryu fundado em 1532 é considerado a origem do estilo Ju-Jutsu japonês. O judô é derivado do Ju-Jutsu, uma arte que serve tanto para atacar quanto para defender usando nada mais que o seu próprio corpo.
Durante anos, o jovem Jigoro Kano se dedicou a fazer um estudo completo sobre as antigas formas de autodefesa e, procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação, selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de Ju-jutsu em um novo estilo chamado de Judô, ou "caminho suave" - Ju (suave) e Do (caminho ou via).
Em 1882, o mestre Kano fundou o Instituto Kodokan. O termo Kodokan se decompõe em ko (palestra, estudo, método), do (caminho ou via) e kan (Instituto). Assim, significa "um lugar para estudar o caminho", o que explica muito bem a intenção do fundador da arte. Além de tornar o ensino da arte marcial como um esporte, Jigoro Kano desenvolveu uma linha filosófica baseada no conceito ippon-shobu (luta pelo ponto perfeito) e um código moral. Assim, ele pretendeu que a prática do Judô fortalecesse o físico, a mente e o espírito de forma integrada.
Com seu trabalho, Jigoro Kano conseguiu criar uma modalidade que não se restringe a homens com vigor físico, se estendendo a mulheres, crianças e idosos, de qualquer altura e peso.
Fonte: Confederação Brasileira de Judô
NAE
O regulamento da modalidade de judô da NAE será regido pelas regras oficiais da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), com as seguintes ressalvas: as categorias (pesos) permanecem as previstas na NAE; não acontecerá sorteio, a ordem da competição será decrescente com pesagem única; os quimonos deverão estar aprovados pela inspeção e em caso de persistência de uso de quimono reprovado o atleta é desclassificado; início das categorias mais pesadas para as mais leves; e a unidade-sede poderá ministrar uma “clínica” de arbitragem para ratificar as peculiaridades do que será cobrado na competição.
O campeonato individual de judô da NAE consiste de competições a serem, distintamente, disputadas:
Categorias:
a) Ligeiro: acima de 56 kg até 60 kg, inclusive;
b) Meio - leve: acima de 60 Kg até 66 kg, inclusive;
c) Leve: acima de 66 Kg até 73 kg, inclusive;
d) Meio - médio: acima de 73 kg até 81 kg, inclusive;
e) Médio: acima de 81 kg até 90 kg, inclusive; e
f) Absoluto: qualquer peso, dos disputados na NAE.