Entende-se por esgrima como o combate em que são utilizadas armas brancas para atacar e defender-se
Inicialmente, era utilizado para caça e sobrevivência. Entretanto, com a evolução das armas e da humanidade, passou a se tornar arma de combate, sendo abolida somente com o surgimento das armas de fogo.
Atualmente, existe apenas a esgrima esportiva, sendo esta dividida em três diferentes tipos de armas, a saber: espada, florete e sabre, representando os antigos armamentos utilizados em combate e treino.
Cada arma da esgrima possui sua regra, zona de pontuação e forma de toque, sendo que, na espada e no florete, o toque só pode ser de ponta e, no sabre, com a ponta, o corte e o contra-corte.
A pista de esgrima possui 14 metros de comprimento e dois metros de largura; os pontos são indicados por duas lâmpadas que existem no aparelho marcador de toques, uma verde e outra vermelha, acendendo sempre do lado do atleta que realizou o toque, fazendo com que este receba um ponto.
Atualmente, as competições de esgrima são disputadas em duas fases: uma classificatória, onde os atletas são divididos em grupos e todos do grupo jogam entre si, sendo cada jogo vencido pelo atleta que marcar cinco toques, no tempo máximo de três minutos; e uma eliminatória, que é disputada até quinze pontos, em três tempos de três minutos, com um minuto de repouso entre eles.
Fonte: Confederação Brasileira de Esgrima
NAE
A competição de esgrima da NAE consiste na realização de uma prova individual e outra por equipe na modalidade de “ESPADA”. A competição será com 4 atletas de acordo com a tabela de pontuação, sendo pontuado quatro atletas por equipe com as respectivas pontuações (19,15,12,10, 9,8,7,6,5,4,3 e 2).