Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > Últimas notícias > Arranjo original da "Canção da Aviaçao de Caça da Força Aérea Brasileira (Carnaval em Veneza)" é resgatado pelo INCAER
Início do conteúdo da página

No dia 11 de agosto de 2020, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) recebeu, na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), berço da Aviação de Caça da FAB, o arranjo original para Banda de Música, contendo 11 partituras da “Canção da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira (Carnaval em Veneza)”. Tais partituras, datadas entre dezembro de 1946 e janeiro de 1947, foram elaboradas pelo então 1º Sargento Músico Armando Garcia de Matos e estavam guardadas no acervo da Banda de Música da BASC.

A entrega foi realizada pelo Comandante da BASC, Coronel Intendente André Gomes de Magalhães, acompanhado pelo Regente da Banda de Música, 1º Tenente Músico Daniel Máximo da Costa Filho e pelo Chefe da Assessoria de Comunicação Social, Capitão Aviador Allan Seixas Júlio, ao INCAER, que foi representado pelo 1º Tenente Músico Charles Willians Santos Barbosa, Chefe da Seção de Musicologia, e pela 1º Tenente Museóloga Keyla de Assis Waltz, Adjunta da Seção de Museologia.

 


1T Daniel, 1T Keyla, Cel André, 1T Charles Willians

 



Vale ressaltar que o arranjo da Canção foi elaborado, aproximadamente, 2 anos após os pilotos do 1º Gp Av Ca retornarem do Teatro de Operações na Itália, após o fim da 2ª Guerra Mundial. As Bandas de Música, importantes ferramentas mantenedoras da cultura aeronáutica, mesmo depois de terem-se passado 73 anos da elaboração da partitura original, preservaram a autenticidade da execução do arranjo.


Partitura de 3º Trompete

 

Visando à preservação deste importante documento histórico, o Instituto fez a higienização e a digitalização das peças do arranjo e, no dia 2 de setembro de 2020, realizou-se a entrega ao Diretor do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC), Coronel Intendente Aldo José Pereira da Rosa, acompanhado pela Chefe da Assessoria de Difusão Cultural do CENDOC, Tenente Coronel Museóloga  Sahara Burity Fernandez  Cyrino, momento no qual foi também assinado o Termo de Recolhimento de Documentos, firmado pelo Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, e o Diretor do CENDOC. As partituras da Canção foram devidamente acondicionadas em local apropriado, junto ao acervo pessoal de Santos Dumont.

 


Cel Pereira, Ten Cel Sahara, 1T Keyla 1T Charles Willians

 

Fim do conteúdo da página