Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > INCAER aprova a primeira Canção Militar através do novo aplicativo e-SISCULT
Início do conteúdo da página

O INCAER, sendo o Órgão Central do Sistema de Patrimônio Histórico e Cultural do Comando da Aeronáutica - SISCULT, tem como uma de suas atribuições analisar os processos de aprovação de composições musicais militares, através da Comissão de Avaliação de Hinos e Canções Militares do COMAER.

Anualmente, o Instituto recebe uma considerável quantidade de solicitações das várias organizações militares da FAB, dando início aos processos de oficialização e perpetuação da obra musical como bem cultural imaterial.

Visando diminuir a burocratização dos trâmites administrativos entre a OM solicitante e o Instituto, bem como promover uma recuperação da informação de forma rápida e eficiente, o INCAER, em parceria com o CCA-RJ, desenvolveu o software e-SISCULT, uma ferramenta informatizada que proporcionou avanços significativos nos processos de registro e oficialização do patrimônio cultural no âmbito do Comando da Aeronáutica.

Assim, em 15 de julho de 2020, foi aprovada a primeira canção militar por meio dessa plataforma. O 1º/14º GAv, após cumprir o disposto na ICA 906-1 “ATIVIDADE DE MÚSICA NO COMANDO DA AERONÁUTICA”, preencheu todos os campos do processo no software e o remeteu ao INCAER. Após a análise da Comissão Avaliadora, o processo foi restituído ao solicitante para os ajustes. Em questão de minutos, o processo foi restituído ao INCAER e submetido novamente à Comissão, que emitiu o parecer FAVORÁVEL à aprovação. Levando em consideração os caminhos pelo qual todo o processo tramitava anteriormente, via ofício, levava dias ou semanas para a conclusão dos trabalhos.

Portanto, fica evidente que, para o cumprimento das missões, é de suma importância acompanhar as evoluções tecnológicas, buscando aprimorar os resultados de forma rápida e produtiva.

Parabéns ao INCAER, ao CCA-RJ e a todos os que contribuíram para a consolidação de tão significativa e desmedida conquista.

 

 


Comissão Avaliadora de Hinos e Canções Militares do COMAER
1º Ten GEDSON - Membro, 1º Ten CHARLES WILLIANS – Presidente e 3S Eliel - Secretário

 

 
Ten Cel Av Romanelli - Comandante do 1º/14º GAv

Fim do conteúdo da página