Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O Projeto de Apoio ao Paciente Autista (PAPA), desenvolvido pelo Esquadrão de Saúde de Guaratinguetá (ES-GW) desde abril deste ano, é destinado às pessoas com autismo, pais, cuidadores e responsáveis e oferece atendimento ambulatorial e multidisciplinar, com a atuação de profissionais de diversas áreas (psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia, fisioterapia, música, psicopedagogia, odontologia, nutrição e assistência social). São desenvolvidas ações em conjunto voltadas à família e ao apoio para inclusão do autista na sociedade como um todo.

O “Tocando Vidas” é um dos quatro subprojetos do PAPA e tem o objetivo de desenvolver habilidades musicais através de atividades lúdicas, que trabalham a coordenação motora, concentração e ajudam na interação social dos indivíduos.

Nessa vertente, o PAPA realizou o “Natal Inclusivo” com a participação dos integrantes do “Tocando Vidas”. O evento foi realizado na última semana de novembro na Banda de Música da EEAR e contou com a presença e a participação de familiares, convidados e colaboradores do Subprojeto.

O propósito foi promover uma confraternização dos integrantes do “Tocando Vidas” para que pudessem mostrar o que foi desenvolvido nesse ano de 2019. Foram realizadas apresentações das músicas natalinas “Noite Feliz”, “Bate o Sino”, “Pinheirinho” e apresentações solo, acompanhadas de instrumentos musicais.



“O projeto presta assistência aos integrantes e familiares visando o tratamento e o apoio para inclusão social. Com o Natal Inclusivo foi possível mostrar a integração e habilidades dos participantes que transformaram o dia da apresentação em uma ação igualitária quebrando barreiras e preconceitos. O alicerce do projeto é o acolhimento, a humanização e a acessibilidade, sendo esse um projeto inovador para a Força Aérea Brasileira”, comentou a Ten Elaine Lima, assistente social e colaboradora do projeto.

A apresentação foi marcada por muita alegria e descontração, onde todos presentes ficaram admirados e emocionados com o resultado final.

“Que lindo projeto é o PAPA! Neste final de ano fomos surpreendidos por uma emocionante apresentação, certamente todos os integrantes e familiares guardarão essa lembrança para sempre” comentou a Ten Cel Marcele de Oliveira Coimbra, Comandante do ES-GW.

“A apresentação foi pura emoção do início ao fim. Ver nossas crianças felizes e interagindo com a equipe do projeto foi uma alegria muito grande. Foi uma apresentação linda, única e ficará para sempre na memória e no coração de todos os envolvidos. Essa apresentação pode mostrar a todos que apesar das limitações, nossas crianças são capazes de tudo que é feito com amor e carinho. Meus eternos agradecimentos à toda a equipe do Tocando Vidas, que com certeza tocaram o coração de todos, inclusive das nossas crianças!” agradeceu a mãe, Gilcilene Carla de Oliveira Machado Moeira da Silva.

Fonte: ES-GW

Fim do conteúdo da página