Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Institucional > Unidades Subordinadas > Noticias OSA apoiada > ES-GW realiza instrução de capacitação e aperfeiçoamento
Início do conteúdo da página

O Esquadrão de Saúde de Guaratinguetá (ES-GW) promoveu, no dia 04 de dezembro de 2019, uma capacitação teórica e prática para os 10 Cabos e Soldados que estão em fase de conclusão do Curso de Formação de Cabos e Curso de Especialização de Soldados na especialidade de Serviço de Saúde (SAU). A instrução, ministrada pela 2°Ten Enfermeira Julice, teve o objetivo de preparar os novos militares que iniciarão nessa nova área e precisam ter segurança das atividades que irão executar e, principalmente, atuar com responsabilidade e domínio diante de situações específicas.

A capacitação abordou os temas: Sinais Vitais; Equipamentos Hospitalares; Higiene Oral e Corporal; Primeiros Socorros; e Suporte Básico de Vida.

“É muito importante nortear os novos militares que prestarão serviços na saúde e instruí-los sobre os cuidados básicos de assistência de enfermagem, como por exemplo: a aferição de sinais vitais identificando as alterações e terminologias, demonstrando os equipamentos hospitalares e suas funcionalidades, orientando técnicas de banho no leito ao paciente hospitalizado, noções de primeiros socorros, ressaltando o atendimento para cada situação de perigo e o atendimento básico de vida (American Heart Association), identificando a Parada Cardiorrespiratória (PCR) e praticando a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em manequins, simulando situações reais para sentirem-se aptos para socorrer o paciente com segurança” comentou a Ten Julice.

Reforçando a importância da constante atualização dos profissionais de saúde, o 2° Ten Médico G. Nunes ministrou uma aula de educação continuada à equipe de enfermagem com o tema “Apendicite Aguda”, que se trata de uma patologia recorrente nos atendimentos de Emergência do Esquadrão. Frente a esta demanda e objetivando o aperfeiçoamento das condutas assistenciais, a aula abordou a epidemiologia, quadro clínico, diagnóstico diferencial, laboratorial e de imagem, medicação e complicações da doença.

“É importante a atualização permanente da equipe de enfermagem, pois ela atua na porta de entrada e na linha de frente da emergência. Quando houver a suspeita de apendicite aguda é preciso ter cuidados, como deixar o paciente em jejum, não efetuar uma analgesia inadequada de modo a mascarar o quadro de apendicite, saber qual a conduta que não é necessária e que acaba atrasando o diagnóstico e consequentemente o tratamento do paciente” esclareceu o Tenente G. Nunes, cirurgião geral.

Fonte: ES-GW

Fim do conteúdo da página