Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Palestra da Cap Med Tetsue ao efetivo do HFASP


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número, ainda maior de indivíduos, tenta suicídio. Isso representa uma morte a cada 40 segundos. Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e até países inteiros. Seus efeitos são duradouros sobre as pessoas deixadas para trás. O suicídio foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo no ano de 2016. O Brasil está entre os 10 países que registram os maiores números de suicídios absolutos.

Diante desses dados alarmantes, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) e o Esquadrão de Saúde de Guaratinguetá (ES-GW) organizaram palestras para seus efetivos, com o objetivo de orientar e prevenir o suicídio.

No dia 25 de setembro, no ES-GW, a 1º Ten Med PSL Evellyn e a 1º Ten PSC Marcela Trepte ministraram a palestra “Suicídio: Mitos e Verdades” e, no dia 27 de setembro, no HFASP, a Cap Med Fabia Tetsue Bicalho Yamaguti abordou o tema “Setembro Amarelo”. Nas apresentações foram citadas maneiras de identificar e abordar uma pessoa que está precisando de apoio emocional, enfatizando a importância do acolhimento, oferendo atenção e diálogo a esta pessoa.

Para 1º Ten Med PSI Evellyn, “o Setembro Amarelo nos lembra a importância de auxiliar os que se encontram em sofrimento mental mostrando que a vida é melhor opção. Dar abertura para o tema em uma palestra, como a promovida pelo ES-GW, nos dá a oportunidade de falar sobre as possibilidades de amparo contribuindo para mudar o futuro de muitas pessoas”. Para 1º Ten PSL Marcela Trepte “o comportamento suicida está muitas das vezes associado a transtornos psicológicos vivenciados de maneira silenciosa e solitária, portanto, se faz necessário saber identificar as principais características desse comportamento para conduzir o indivíduo ao tratamento adequado, prevenindo assim a ocorrência desse evento”.

Da mesma forma, a Cap Med Tetsue, ressaltou a importância de oferecer apoio e escuta, valorizar as queixas, incentivar a busca por tratamento, ter o cuidado de não deixar sozinho alguém em risco imediato e terminou sua palestra com a frase de Neury José Botega, que diz “Dar especial atenção a uma pessoa que tentou se suicidar é uma das principais estratégias para evitar um futuro suicídio”.

No ES-GW, ao final da palestra, os militares que assistiram a apresentação receberam das mãos da 2º Ten Enf Julice vasinhos de plantas (suculentas) que trouxeram a representação da “Vida” e a conscientização do cuidado com a vida.

Galeria de imagens:

Palestra da 1º Ten Med PSL Evellyn e a 1º Ten PSC Marcela Trepte para o efetivo do ES-GW

Cel Med Nakano, Vice-Diretor do HFASP, entrega certificado à Cap Med Tetsue

Militares do ES-GW receberam vaso de suculenta como representação da “vida”

Vaso de planta distribuído ao efetivo do ES-GW

Fonte: Comunicação Social HFASP / ES-GW

Fim do conteúdo da página