Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para seu aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda.

Em alusão ao Setembro Amarelo, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP), realizou palestra no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) no dia 24 de outubro e no próprio HFASP no dia 26 de outubro. A Tenente Médica Psiquiatra Fábia Testsue Bicalho Yamaguti ministrou o tema “Entendendo o Suicídio – saber, agir e prevenir” , ressaltando a importância de falar sobre o assunto e de conhecer os sinais de alerta para que se possa evitar o suicício.

Esquadrão de Saúde de Campo Grande (ES-CG) também adere à Campanha
Nos dias 18 e 19/09, a Divisão Médica e a Subseção de Psicologia do Esquadrão de Saúde de Campo Grande (ES-CG) participaram do Simpósio de Saúde Mental e Prevenção do Suicídio realizado pela 9ª Região Militar, a fim de capacitar os profissionais para um melhor atendimento aos usuários.
Também, o saguão de entrada do ES-CG foi decorado pela Subseção de Psicologia com mensagens de apoio, num ambiente acolhedor, idealizado para dar visibilidade ao tema e desconstruir estigmas associados aos pacientes que sofrem com esse tipo de sintomatologia.

Aproveitando o clima de cuidados com a saúde mental, o ES-CG promoveu palestra sobre ansiedade no dia 21 de setembro para todo o efetivo da guarnição, ministrada pela Tenente Psicológai Mayara Zanchet, e lançou as inscrições para um grupo psicoeducativo sobre a temática.
Para finalizar o mês de campanha, no dia 28 de setembro será realizada uma palestra para todo o efetivo pelo Capelão Reis, referência no combate ao suicídio em Campo Grande, com a finalidade de promover a conscientização dos militares ampliando o alcance da causa e da discussão também para suas famílias.

A intenção da campanha é promover o diálogo, quebrar o tabu associado à temática e levar esperança àqueles que sofrem. “Falar é a melhor solução!”"

Fonte: Comunicação Social HFASP

Fim do conteúdo da página