Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Prevenção de Doenças > SlideShow > Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HFAG tem 100% de aprovação na prova da SBOT
Início do conteúdo da página

 ortopedia-spot

Todos os residentes do Serviço de Ortopedia e Traumatologia (SORT) do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), no Rio de Janeiro, foram aprovados no 46º Exame para obtenção do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT), realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT). Atualmente, todos os membros do serviço são credenciados pela sociedade. A SORT-HFAG mantém 100% de aprovação nos últimos 4 anos de realização do exame. A avaliação foi realizada em Campinas – SP, nos dias 9, 10 e 11 de março, sendo os novos especialistas submetidos à prova escrita, oral, de habilidades práticas, exame físico e de atitudes, o que faz o TEOT ser considerado um dos mais complexos exames de título das especialidades médicas.

ortopedia-spot2Os ex-residentes e novos especialistas são os militares 2T FELIPE Maia Maquieira da Silva, 2T RAPHAEL Soares da Fonseca e 2T VINÍCIUS Vieira de Mendonça e Silva, que creditam seus bons desempenhos aos estudos constantes ao longo dos 3 anos de residência médica e, principalmente, aos ensinamentos por parte de todos os médicos da SORT-HFAG, o que foi potencializado pela estrutura de excelência disponível no hospital e pelos convênios realizados. As atividades acadêmicas são coordenadas principalmente pelo chefe, o Maj. Marcos Noberto GIORDANO, e pelo preceptor da residência médica, 1T Marcelo Gomes GERK, mas contam com a colaboração de todo o staff do serviço.

“A residência médica é o carro chefe da SORT-HFAG”, explica o Maj. Giordano. Os residentes e acadêmicos participam de aulas diárias, visitas à enfermaria, cirurgias de emergência e eletivas, das mais simples às mais complexas, discussão de casos toda sexta-feira na Sessão Clínica do serviço, atividade essa de maior prestígio na clínica, de acordo com Maj. Giordano.

Além disso, o Serviço de Cirurgia do Quadril do HFAG conseguiu credenciar a SORT-HFAG na Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ) para a formação de especialistas em cirurgia do quadril, conhecido como R4, com disponibilidade de 2 vagas e duração de 1 ano para Ortopedistas aprovados no TEOT, iniciando suas atividades em abril de 2017. Este serviço realiza o acompanhamento ambulatorial de pacientes com as mais diversas patologias do quadril e realiza procedimentos cirúrgicos altamente complexos, sendo o pioneiro na América Latina a realizar a Artroplastia Total do Quadril pela técnica de acesso anterior direto, desde 2012. Este foi o tema do trabalho apresentado no 4º Congresso de Ortopedia e Traumatologia da Academia Brasileira de Medicina Militar, realizado em conjunto com a SBOT, que conferiu à SORT-HFAG o prêmio de melhor trabalho científico apresentado.

A SORT-HFAG é a maior clínica da FAB levando em consideração a realização de procedimentos e quantidade de atendimentos, sejam eles de emergência ou ambulatoriais. Todo mês, são realizados em média 1100 atendimentos de emergência, 500 ambulatoriais de ortopedia geral, 256 ambulatoriais em especialidades (quadril, joelho, ombro e cotovelo, mão e punho, osteometabólico e pé e tornozelo) e 50 procedimentos cirúrgicos, além da prestação de serviços em outras unidades, como o Hospital da Aeronáutica dos Afonsos (HAAF) e o Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL).

2T RAPHAEL Soares da Fonseca

Fim do conteúdo da página