Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Um mal assintomático

glaucoma

No consultório de oftalmologia as dúvidas sobre glaucoma são freqüentes. Existe, entre boa parte dos pacientes, a crença de que o aumento da pressão ocular provoca dor, vermelhidão, etc.

Na verdade, em casos de glaucoma agudo (ângulo fechado) o paciente experimentará dor lancinante, náuseas, hiperemia ocular que, via de regra, provocará sua ida à emergência, dada a intensidade da dor. Entretanto este tipo de glaucoma é raro, devendo haver predisposição anatômica do olho.

A grande maioria dos p

acientes glaucomatosos sofrem do glaucoma crônico de ângulo aberto, uma doença completamente assintomática e que provoca perda progressiva do campo visual periférico, podendo chegar até à cegueira irreversível, caso não seja diagnosticada e tratada em tempo hábil.

Atualmente dispomos de uma grande variedade de medicamentos para o tratamento, o que aumentou em muito a eficácia da terapia, permitindo um controle adequado da progressão da patologia, diminuindo o número de pacientes que necessitam de cirurgia.

O glaucoma é um inimigo silencioso, ele não apresenta sintomas, portanto devemos ter em mente que a prevenção é a única forma de combatê-lo. Isto só é possível através do exame periódico dos olhos, principalmente para aqueles com história de glaucoma na família, do diagnóstico precoce e preciso e do tratamento adequado.

Fim do conteúdo da página