Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Prevenção de Doenças > SlideShow > HFAG faz Campanha de Doação de Sangue
Início do conteúdo da página

doacao-sangue-07-2016

No dia 24 de agosto, o Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) realizou uma campanha de doação de sangue. Entre as exigências para ser um doador, os voluntários deviam ter entre 16, com autorização do responsável, e 69 anos, pesar mais de 50Kg e estar bem de saúde, além de observar o intervalo entre cada doação, que é de 60 dias para os homens e 90 para as mulheres. Além disso, não podiam estar expostos a situações de risco para transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

Maj Med HossmannSegundo o coordenador da campanha, Maj Med Hossmann, durante a coleta, os doadores preencheram um cadastro e responderam um questionário com perguntas gerais sobre hábitos de vida, estado de saúde e uso de medicações.

Depois do questionário, passaram pela triagem hematológica, onde é feita a medição dos sinais vitais e a realização da avaliação do micro-hematócrito (avaliação de anemia), do peso e altura.

E ainda foi realizada uma entrevista com o médico, na qual o questionário é revisado e feita a avaliação clínica com intuito de verificar a aptidão ou não para a realização da doação de sangue.

Este mês, o HFAG contou com o apoio de 40 doadores voluntários do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial (BINFAE).

É importante ressaltar que no dia da doação não é necessário estar em jejum, basta fazer uma alimentação leve e trazer um documento de identidade. Essa campanha vem sendo realizada todos os meses no HFAG e tem sido um sucesso, atingindo resultados além das expectativas. Os interessados em serem doadores também podem se dirigir ao Hospital de Aeronáutica dos Afonsos, na Av. Marechal Fontenelle, nº 1628, de segunda a sexta-feira, no horário de 7:30h às 11:30h, onde a coleta é feita diariamente. Maiores informações pelos telefones 3289-6763/6859.

Lembre-se, ser um doador é um ato de amor ao próximo.

Seja um salva vidas.


Fim do conteúdo da página