Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Prevenção de Doenças > SlideShow > HFAG Realiza Curso de Capacitação em Resposta Hospitalar para Agentes QBRN
Início do conteúdo da página

curso-QBRN1

Dia 10 de maio, dando prosseguimento ao cumprimento do cronograma de cursos de treinamento/capacitação QBRN, o auditório do Hospital de Força Aérea do Galeão foi palco de palestras instrutivas realizadas pela Comissão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (CDQBRN/HFAG), de como proceder no atendimento de um paciente contaminado por agente químico, biológico ou radiológico. A abertura do evento foi realizada pelo Diretor do Hospital, Brig Med Julio Cesar da Gama Apolinario.

Dando início ao ciclo de palestras, o Major Med. Jayme Alberto Mendes falou sobre os acidentes radiológicos e ressaltou os cuidados, procedimentos e estruturas necessárias para receber o paciente contaminado. O HFAG possui um Centro de Tratamento de Queimados, que é referência no Rio de Janeiro. Capacitado com tecnologia de ponta, ele tem condições de atender aos casos mais complexos.  Sua construção foi inspirada no Hospital de Percy, na França em 1986.

Ainda durante sua participação, O Major lembrou o acidente radiológico em Goiânia, considerado o maior acidente do gênero no mundo e salientou a importância da descontaminação da equipe envolvida na operação.

curso-QBRN2No seminário, os presentes puderam contar com a participação especial do Sr. Josef Oriel da ORITEST (República Tcheca), que ministrou palestra, com tradução simultânea, do tema “ A Abordagem Checa à proteção QBRN no contexto da ameaça terrorista atual “.

Dando prosseguimento ao evento, foram demonstrados pelo 1ºTen. Med. Moisés Bonifácio, aparelhos para detecção de radiação, úteis para precisar o nível de contaminação, bem comoo tempo em que as equipes podem ficar expostas, com condições de segurança, e identificar o material radioativo em questão. Também foi abordado o tema Bioterrorismo pela Cap Med  Juliana Seixas.

Estiveram presentes, oficiais do Hospital dos Afonsos (HAAF), Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP/CBMERJ), Equipe de saúde do Hospital Federal do Andaraí, representante civil da Defesa QBRN do Centro Tecnológico do Exército (CTEX), Oficial da Marinha, militares do Grupamento Operacional do Corpo de Bombeiros (GOPP) e do Grupamento de Socorro de Emergência (GSE/CBMERJ), representante do setor da Resposta à Emergência e Gerenciamento de Crises do Rio-Galeão e também do Serviço de Emergência Rio-Galeão.

Fim do conteúdo da página