Em 17 de setembro de 2022, comemorou-se o Dia Mundial da Segurança do Paciente, sob o Tema: "Medicação Sem Danos".
A ação no Hospital Central da Aeronáutica (HCA) foi promovida pela Subdivisão de Farmácia Hospitalar (SDFH) em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP), nos dias 23 a 30 de setembro de 2022. Foi realizada a orientação de 822 pacientes ambulatoriais por meio de entrega de folder educativo nas salas de espera das clínicas e orientação de 60 pacientes internados nas enfermarias.
O objetivo da ação foi empoderar pacientes, familiares e cuidadores para que participem ativamente e de forma engajada nas decisões relacionadas aos seus cuidados em saúde, fazendo perguntas, identificando erros e gerenciando ativamente seus medicamentos.
Reforçando a meta do Terceiro Desafio Global da Segurança do Paciente, lançada em 2017 pela OMS, que é a Segurança em Medicamento, práticas inseguras e erros de medicação estão entre as principais causas de danos evitáveis nos cuidados de saúde, podendo levar inclusive à morte.
A adoção de práticas de segurança em todo o ciclo do uso de medicamentos nos serviços de saúde pode prevenir a maioria dos danos relacionados à medicação. Portanto, o uso seguro de medicamentos está diretamente relacionado à redução de danos.
“O envolvimento do paciente e da família deve ser parte integrante da segurança do paciente e um pilar das práticas assistenciais” ressaltou a Capitão Farmacêutica Isabela Azevedo Mota.
A ação contemplou ainda a apresentação da palestra “Medicação sem danos” pelo 1º Ten QOCON Matheus da S. T. Henriques, a todo o efetivo do HCA, a qual demonstrou a importância do trabalho da equipe multidisciplinar de uma instituição na prevenção de erros de medicação e seu resultado na excelência da qualidade da assistência prestada aos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica.
Redes Sociais