Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Maio Vermelho: Odontologia e CAIS Unidos na Prevenção do Câncer de Boca
Início do conteúdo da página

     O Maio Vermelho é uma campanha estadual dedicada à conscientização sobre o câncer de boca, uma doença que acomete os lábios e toda a cavidade oral, incluindo gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região sublingual. De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, em 2021 a doença foi responsável por aproximadamente 6.000 óbitos no país, o que evidencia a gravidade do tema e a importância das ações de prevenção.


Ten Martins palestrando para a equipe do CAIS


     Nos estágios mais avançados, o câncer de boca pode causar dificuldades para mastigar, engolir, falar ou movimentar a língua. O consumo de tabaco e álcool são os principais fatores de risco, mas a má higiene bucal, a exposição excessiva ao sol e a infecção pelo vírus HPV também contribuem para o desenvolvimento da doença.


Major Millane Lira, Major Raíssa, Ten Martins e equipe do CAIS


     No dia 14 de maio, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre o tema, a Subdivisão Odontológica (SDOD), sob a chefia do Major Dentista Marcelo Gomes Almeida, realizou uma palestra para a equipe do Centro de Atenção Primária à Saúde (CAIS). A atividade foi idealizada e conduzida pela Major Dentista Millane Fabíola Coutinho de Lira Duarte, pelo Capitão Dentista Ramiro Borba Porto e pelo 1º Tenente QOCon Felipe Leal Martins.
     “Como integrante da equipe de Atenção Primária à Saúde do Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), percebi a importância do alinhamento entre as equipes quanto à identificação de lesões suspeitas e hábitos nocivos que possam levar a alterações bucais. Em parceria com a coordenadora do CAIS, Major Médica Raissa Maria Lapa, idealizamos esta ação com o objetivo de garantir o encaminhamento ágil e eficaz dos casos suspeitos à Subseção de Odontologia Hospitalar”, destacou a Major Millane Lira.
     Fique atento: os principais sinais de alerta incluem lesões bucais que não cicatrizam após 15 dias, manchas vermelhas ou esbranquiçadas, nódulos no pescoço e rouquidão persistente. A prevenção inclui evitar o uso de álcool, tabaco, manter uma alimentação saudável, praticar boa higiene oral e realizar consultas regulares ao dentista.

Fim do conteúdo da página