O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), sob a direção da Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira, realizou nos dias 11 a 15 de setembro o IV Curso de Brigada de Combate a Incêndio. O curso foi ofertado aos militares do HABE e da GUARNAE-BE e ministrado pela equipe da Seção de Segurança e Defesa do hospital com a colaboração da Equipe Biotraining e MSAR.
“Me orgulha muito estar a frente da Seção de Segurança e Contraincedio (SSCO) junto com a minha equipe (SO E.Oliveira, 3S Leal e Cb De sale), para executar essa missão que é o Curso de Capacitação de Brigada de Incêndio do HABE – CCBI 2023, onde reforçamos junto aos alunos, os valores de espírito de corpo, hierarquia, disciplina, honra, coragem e liderança, frente a um início de sinistro, quer seja nas seções ou até mesmo em locais públicos, evitando possíveis situações de obscuridade”, afirmou o 1T QOCON Dent Thiago Buarque de Lima, Chefe da SSCO e Coordenador do CCBI.
O treinamento, com carga horária maior de 30h, tem como objetivo proporcionar aos militares conhecimento para atuar na prevenção e no combate de incêndio, bem como abandono de área e primeiros socorros. O conteúdo contempla assuntos como o Plano de Prevenção e Contra Incêndio em Edificações (PPCIE) do HABE, extintores de incêndio, sistema de alarmes, técnicas de exame primário e secundário de sinais vitais, técnicas de reanimação cardiopulmonar e técnicas de transporte de vítimas clínicas e traumáticas com suspeita de lesão na coluna vertebral. O curso é bem realístico e prático, simulando situações reais de incêndio e de transporte de vítimas.
“Sou grato por ter tido a oportunidade de tornar-me um Brigadista Militar pela Força Aérea Brasileira, pois o curso agregou tanto na conhecimento para a minha vida pessoal quanto profissional. Afinal. Mais satisfatório e prazeroso que cumprir nossa missão é ter a certeza que sempre temos a oportunidade de mostrar nossa importância e valor através de salvaguardar o bem mais precioso que temos: a vida”, compartilhou o Sargento Vitelli.
O curso, que está em consonância com a ICA 92-20, de 1 de dezembro de 2020 (Proteção. Plano e Brigada Contraincêndio do Comando da Aeronáutica), foi o pioneiro em Brigada de Combate de Incêndio em Ambiente Hospitalar em Hospitais Militares, sendo referência para as Organizações de Saúde da Aeronáutica de todo o Brasil.
Redes Sociais