Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HABE PARTICIPOU JUNTAMENTE COM A MARINHA DO BRASIL E O EXÉRCITO BRASILEIRO DA MISSÃO-ACISO, NA ILHA DO MARAJÓ
Início do conteúdo da página

O Hospital de Aeronáutica de Belém participou, nos dias 02 e 03 de setembro de 2023, de uma Ação Cívico-Social (ACISO), no município de Oeiras na Ilha do Marajó, Pará. A ACISO foi coordenada pelas três Forças Armadas, tendo a contribuição dos militares especialistas da área da saúde da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Os mais de 1300 atendimentos aconteceram a bordo do Navio Auxiliar Pará (NA Pará) nas especialidades de ginecologia, pediatria, otorrinolaringologia, oftalmologia, dermatologia, clínica médica, odontologia, imaginologia com exames de mamografia e ultrassonografia. Além da realização de 16 cirurgias de pequneo, médio e grande portes. Houve ações de prevenção primário com escovódromo, palestras sobre alimentação, orientações contra o escalpelamento, assim como distribuição em torno de 13 mil medicamentos.

A Ilha do Marajó é conhecida como a maior Ilha Fluvial do mundo, estando a 139km de Belém, a capital do Pará, por isso, o acesso e a limitação de insfraestrutura médica dificulta tratamentos mais especializados. “A vinda das Forças Armadas até a nossa cidade é uma grande benção, pois nós não temos condições de ir até Belém para receber atendimento, e quando chegamos aqui fomos muito bem atendidos e acolhidos”, declarou a senhora Laudelina de Brito Machado, de 50 anos, após o seu atendimento ginecológico.

A interoperabilidade entre as Forças Armadas visa ampliar o serviço de saúde militar no cuidado da Amazônia Oriental, atuando no campo psicossocial da população através de atividades educacionais e cívicas, prestando serviços médicos-hospitalares para aumentar o bem-estar da população.“Essa ação é extremamente benéfica para a nossa população ribeirinha mais carente que não possui condições de se deslocar para cidades com mais estrutura, como Cametá ou Belém, para receber um atendimento mais especializado”, afirmou Nazaré Cardoso de 28 anos.

Essa ação foi pioneira entre as três Forças, superando as expectativas e perspectivas de satisfação dos pacientes. As atividades em conjunto e a estrutura montada proporcionaram atendimentos especializados com resolutividade, usando recursos acessíveis. “Voltamos com o sentimento de dever cumprido e de missão realizada, prestando assistência a nossa população, reforçando o nosso compromisso como militar com a nossa pátria. Desde o início da minha carreira sempre tive orgulho de estar na linha de ponta servindo o meu país nas suas necessidades. E hoje, foi um grande privilégio estar comandando essa ACISO e proporcionar todo esse acolhimento aos pacientes atendidos”, afirmou a Diretora do HABE, Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira.

Fotos: Cb Patricio

Fim do conteúdo da página