Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > HABE REALIZA O 10º CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EVACUAÇÃO AEROMÉDICA
Início do conteúdo da página

 

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) realizou, entre os dias 23 a 26 de agosto de 2023 a décima edição do Curso de Capacitação em Evacuação Aeromédica – CCEVAM, envolvendo militares do HABE e também de outras Forças, como o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Militar do Pará e Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

            O CCEVAM, curso pioneiro neste tipo de atuação, foi idealizado pelo Brigadeiro Médico Eduardo Serra Negra Camerini, Diretor Veterano do HABE, que veio a Belém para ministrar instrução aos alunos sobre os tipos de transporte aeromédico, fisiologia respiratória, aeroespacial e demais alterações de saúde, capacitando a equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem a atuarem em situações onde haja necessidade de resgate, transporte e atendimento imediato aos pacientes.

            “O curso foi idealizado, principalmente, para capacitar os oficiais e sargentos temporários que necessitavam dessa formação para atender as demandas da nossa região Amazônica. Estou muito feliz e realizado que esse projeto idealizado há 11 anos atrás, foi abraçado por todos os Diretores que me sucederam, devido a eficácia que o curso tem. Somente não houve uma edição, devido a pandemia do Covid-19”, compartilhou o Brig Camerini, Diretor Veterano do HABE.

            A grade curricular, com mais de 30h, abrangeu conteúdos como: regulamentação com aeronaves de transporte, evacuação, atendimento de pacientes em locais de difícil acesso e emmbarque e desembarque de aeronaves, utilizando os equipamentos e as técnicas de salvamento adequados. O último dia de treinamento foi totalmente prático e ocorreu no Centro de Treinamento Coronel Morais em Terra Alta –PA, com a participação dos instrutores Dr. José Guataçara Corrêa Gabriel, Chefe do SAMU, juntamente com o Coronel Bombeiro da Reserva Mário da Conceição Morais Filho.

            “O CCEVAM é único por quem o compõem e como compõem. As práticas e os dispositivos empregados não são facilmente encontrados Brasil a fora: não é todo dia que se faz rapel, se treina transporte na água ou que se aprende extrair equipamento de suporte básico a vida na natureza. Por isso, exaltamos – orgulhosamente- poder, a partir de agora, compor com a linha de frente do atendimento aeromédico no Brasil.”, afirmou o Aspirante QOCON Médico Breno Reis.

 

 

 

Fim do conteúdo da página