O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), no mês de agosto, está realizando diversas ações alusivas ao incentivo à amamentação. A seção de Pediatria do Hospital (SPED), chefiada pela Primeiro Tenente Médica Pediatra Ana Carolina de Alvarenga Menezes Gil Sampaio, coordenou as atividades que estiveram firmadas no tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2023: “APOIE A AMAMENTAÇÃO: FAÇA A DIFERENÇA PARA MÃES E PAIS QUE TRABALHAM”.
A SPED organizou uma exposição de fotos das mães que frequentam o HABE, como militares ou pacientes amamentando, visando proporcionar acolhimento e incentivo à amamentação. Além disso, o assunto foi abordado de maneira lúdica nas reuniões semanais entre o efetivo, proporcionando um sorteio entre os militares de uma caneca sobre a temática.
“É sempre importante celebrarmos o Agosto Dourado para lembrarmos que precisamos estar todos juntos para que a amamentação aconteça de forma fluida. A amamentação é fundamental para o desenvolvimento físico e emocional de um bebê. Nem sempre é fácil. Mas quando unimos a vontade da mãe, uma boa rede de apoio em casa e na assistência, e informação de qualidade para esta mulher, as chances de dar certo aumentam e este bebê poderá contar com todos os benefícios de mamar no peito!”, afirmou a Chefe da Pediatria, Ten Carolina Sampaio.
Além disso, o Grupo Gestar, que é uma iniciativa do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), foi idealizado para as gestantes militares e civis acompanhadas no CAIS, parceiros e familiares. O objetivo dos encontros é reunir temas multiprofissionais que permeiam todo o ciclo da gravidez, período de puerpério, e ainda o momento de cuidados práticos relacionados ao recém-nascido, abordando também a amamentação.
“O nascimento do meu filho me ensinou que amamentar não é instintivo, e sim, uma prova de amor. Para mim tem sido um processo difícil, que requer paciência, aprendizado e perseverança. Quando não consegui de início amamentar, não fui julgada, e sim, acolhida pelo pediatra e pela equipe de excelentes profissionais que fazem parte do Gestar e eles transformaram ensinamentos em amizade e cuidado, o que foi fundamental para conseguir alcançar a amamentação.”, relatou a 2T QOCON MHM Ana Tereza Tomiko Vicente Hidaka.
O HABE, visando proporcionar ainda mais acolhimento e apoio a essa fase tão importante das mães, possui o projeto de criar uma sala de apoio à amamentação onde as militares e pacientes que amamentam possam tirar o leite e armazená-lo para levar para casa e oferecer aos seus filhos ou doar do Banco de Leite Humano.
Redes Sociais