No dia 03 de agosto de 2023, o Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), sob a direção da Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira, realizou o primeiro atendimento com musicoterapia a paciente internado. A ação foi gerenciada pela Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos que faz parte do Projeto QUALI SISAU 100, apoiado pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA). Esse Projeto visa sistematizar e padronizar o atendimento humanizado dentro do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU), buscando o bem-estar e recuperação dos pacientes que necessitam de atendimento multidisciplinar.
“Todo paciente que interna no hospital com uma condição de saúde ameaçadora à vida é acolhido pela Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos que busca descobrir aquilo que traz alegria e felicidade ao paciente através de um prontuário afetivo que colhe dados específicos do tipo: o animal de estimação, a música , o apelido que gosta de ser chamado e outras informações. Foi desta forma que descobrimos que a paciente gostava da banda Warilou e decidimos entrar em contato para verificar se eles poderiam fazer uma apresentação para ela no leito”, afirmou o Major Médico Cardiologista Paulo Henrique Nunes Pereira, Chefe da Divisão Médica do Hospital e Coordenador da Comissão.
A comissão, que é composta por médicos, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais, tem, desde o início do ano, trabalhado de forma sistêmica para trazer aos pacientes um atendimento acolhedor e ainda mais humanizado, em complemento ao que já é realizado pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) do HABE.
A paciente Marilia Lima de Noronha, de 63 anos, portadora de paralisia cerebral teve uma resposta imediata de extrema felicidade, ao receber em seu leito, a visita da sua banda favorita cantando as suas músicas preferidas. “Essa atitude e dedicação da equipe de saúde em nos proporcionar esse momento, demonstrou muito amor a minha irmã. Eu estou muito emocionada e agradecida a todos”, afirmou a dona Mariza Lima Noronha, irmã e cuidadora da paciente.
As ações assistenciais no âmbito hospitalar estão em consonância com a missão e a visão do HABE, que visa proporcionar aos militares e seus dependes um atendimento holístico, priorizando a busca pelo acolhimento do paciente através dos valores de comprometimento, atenção e gentileza que são cultuados entres os militares desta OSA.
Redes Sociais