A Diretriz do Comando da Aeronáutica 11- 126/2019 prevê a reestruturação do SISAU, no âmbito do Comando da Aeronáutica, por meio de um novo modelo de atenção à saúde.
O que é a Atenção Primária à Saúde (APS)? A APS é a porta de entrada dos usuários nos sistemas de saúde, ou seja, é o atendimento inicial. Funciona como um filtro capaz de organizar os fluxos dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos complexos.
O CAIS (Centro de Atenção Integral à Saúde) é a mais nova porta de entrada dos beneficiários da Força Aérea Brasileira no Sistema de Saúde da Aeronáutica. É uma estratégia de APS que visa um atendimento ao usuário de forma integral, por uma equipe multidisciplinar.
Com o CAIS, ampliamos o nosso serviço de atenção à saúde e agora contamos com a presença de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, nutricionistas, entre outros profissionais de saúde, oferecendo diversos tipos de serviços a partir de um modelo de cuidado integral e coordenado, moderno e adequado às necessidades dos beneficiários. Os beneficiários ao se dirigirem ao HABE para atendimento, serão encaminhados para o acolhimento junto a equipe do CAIS. O atendimento ocorrerá de forma integral, buscando-se resolução dos casos de maior prevalência no serviço.
CONSIDERAÇÕES
• O agendamento para médicos especialistas, fisioterapia, psicologia, nutrição e fonoaudiologia será realizado exclusivamente via AGHUSE pelo próprio médico assistente
• O atendimento primário será realizado pelo médico do CAIS, pediatra e ginecologista/obstetra
• Na sua essência, o CAIS cuida das pessoas, em vez de apenas tratar doenças ou condições específicas.
Redes Sociais