Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CURSO DE EMERGÊNCIAS MÉDICAS PARA O MÉDICO DE DIA 2023
Início do conteúdo da página

 

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) realizou nos dias 12, 13, 17, 18 e 19 de maio de 2023 a 12ª edição do Curso de Emergências Médicas para o Médico de Dia (CEMED). O referido curso é desenvolvido para a adaptação dos médicos recém incorporados ao efetivo do HABE, para garantir a qualidade dos atendimentos aos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica. Também foram ofertadas algumas vagas para os aspirantes da Marinha e do Exército, visando o fortalecimento da Saúde das Forças Armadas.

Os treinamentos desenvolvidos no curso abrangeram todo o atendimento emergencial dispensado ao paciente, desde sua avaliação inicial, diagnóstico, classificação de risco, protocolos de tratamento até a alta. O Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) é um parceiro dessa instrução há 6 anos, apoiando com práticas simuladas na área de Cirurgia e de Cardiologia, no prédio da Faculdade de Medicina, coordenado pelo Prof. Dr Ariney Miranda. O conteúdo contemplado de todo o curso, tanto teórico quanto prático, abordaram as seguintes especialidades: oftalmologia, urologia, otorrinolaringologia, radiologia, psiquiatria, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, pediatria, cardiologia, clínica cirúrgica e traumatologia e ortopedia.

“Há 10 anos participo como instrutora do CEMED e posso afirmar que o curso não se repete. É sempre como se fosse a primeira vez, pois ensinar é uma arte que aprimoramos a cada dia. Que todas as instruções realizadas tenham contribuído de forma positiva nos diferentes aspectos de aprendizagem e auxiliando também no amadurecimento profissional dos novos médicos”, afirmou a Capitão Pediatra Thais Cristina de Lima Matos.

No dia 19 de maio foi realizada uma cerimônia de encerramento do curso com entrega de certificado aos participantes e o Aspirante Médico Franklin Pimentel Fayal foi declarado como Médico destaque pelo seu aproveitamento. “A nossa carreira incipiente segue trazendo desafios diários e que, por isso, as busca por aperfeiçoamento profissional é a máxima. Dessa forma, o CEMED foi para nós uma oportunidade única e é, sem dúvidas, um instrumento de grande valor para a  nossa capacitação”, afirmou o orador da turma, o Aspirante Médico Igor Moraes do Espírito Santo.

Fim do conteúdo da página