No dia 16 de março de 2023, ocorreu no Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) o I Encontro do Grupo Gestar do ano, uma iniciativa que tem acontecido desde o ano passado, pelo Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS). Atualmente, o projeto é coordenado pelos Tenente Carolina Sampaio, Pediatra, Tenente Torres, Obstetra e Tenente Carolina Gonçalves, Enfermeira. O grupo conta com o apoio e participação de outros membros da equipe multidisciplinar, como Serviço Social, Fonoaudiologia, Nutrição e Odontologia, além de outras especialidades médicas como Cardiologia e Endocrinologia. O Grupo foi idealizado para as gestantes militares e civis que são acompanhadas no CAIS, seus parceiros, familiares e/ou acompanhante de sua escolha, e tem o objetivo de reunir temas multiprofissionais que permeiam todo o ciclo gravídico-puerperal, incluindo um momento de cuidados práticos relacionados ao recém nascido.
“A importância do Pré-Natal” e “Os direitos das gestantes, puérperas e dos recém-nascidos” foram os assuntos compartilhados com as gestantes e seus acompanhantes. O público foi recepcionado pela equipe com música ambiente, sendo dadas as boas-vindas, de modo a permitir que todos se sentissem acolhidos em um espaço aconchegante. Ao final, foi oferecido uma recepção com docinhos e bolo.
Nesse primeiro momento foi feita a apresentação de todos os integrantes da ação, aproximando as suas experiências e favorecendo o fortalecimento do vínculo. A roda de conversa teve a participação da Diretora do HABE, Coronel Ladjane, que compartilhou sua vivência como obstetra e também como mãe. No transcurso, foi explicado sobre a proposta do grupo: que é ser um espaço de informações e acolhimento por meio da educação em saúde, de modo a facilitar a apropriação do conhecimento e a troca de experiências. Posteriormente, os participantes se apresentaram, dividiram suas expectativas sobre a gestação e sobre esta nova etapa de vida e destacaram o valor que o Grupo conferia a este momento.
“Eu gostei muito da proposta e da interação. Como estou tendo a minha primeira gestação e já numa idade avançada, foi uma experiência enriquecedora ouvir o relato das outras mulheres. Sem contar essa interação multiprofissional. Esse envolvimento entre os profissionais proporciona um acolhimento e segurança muito maior a nós, gestantes”, destacou a 1° Ten QOCON Farm Christianne Côrrea.
Os encontros do Grupo Gestar acontecerão uma vez ao mês, e em cada momento será abordado um tema pertinente a gestação e puerpério.
Fotos: Cb Patricio
Redes Sociais