No dia 20 de agosto de 2022, o Hospital de Aeronáutica de Belém, com o apoio do COMAR I e GAP-BE, em parceria com a Secretaria de Saúde de Ananindeua-PA, realizou mais uma Ação Cívico-Social – ACISO, levando atendimento médico odontológico especializado para a população do município. Os pacientes tiveram acesso as consultas de ginecologia, neurologia, clínica médica, endocrinologia, cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedista, odontologia e exames de imagem, totalizando 429 atendimentos.
A Força Aérea Brasileira tem nas missões ACISO uma forma de atuar no campo psicossocial da população, através de atividades educacionais e cívicas, prestando serviços médicos-hospitalares para aumentar o bem-estar da população. Atuações como essas são primordiais para dar celeridade no início de tratamentos, diagnosticar doenças não notificadas e realizar atividades preventivas. “Meu pai, 59 anos, sofreu um acidente na qual ele bateu a cabeça e passou por uma cirurgia, perdendo uma das calotas e massa encefálica. A consulta de hoje foi fundamental para dar início ao tratamento neurológico dele e conseguir os encaminhamentos necessários para dar continuidade a assistência que ele precisa”, afirmou Rita de Cássia.
É fato que a Pandemia trouxe uma necessidade muito mais evidente de empatia entre os profissionais de saúde e os pacientes. Com isso, a importância de um bom acolhimento e olhar diferenciado é essencial para promover um atendimento humanizado. “O cenário que vivemos, atualmente, exige um atendimento ainda mais humanizado e foi perceptível observar esse olhar diferenciado na consulta de hoje”, disse Mateus, 22 anos, que foi atendido na especialidade de otorrinolaringologia.
Assim, Ações Cívico-Sociais também têm o objetivo de otimizar ao máximo a necessidade do paciente, indicando para outras especialidades no mesmo momento, quando possível. Dessa forma, o atendimento multiprofissional é indispensável para maior resolutividade dos problemas e garantia de promoção de saúde. “A minha consulta estava agendada apenas para a Ginecologia, mas a médica verificou a necessidade de eu ser atendida com a Endocrinologia e já me encaminhou para ser consultada aqui mesmo. Eu nem esperava por isso e achei maravilhoso”, relatou Rosana Magalhães, 42 anos.
O Hospital de Aeronáutica de Belém, através destas atividades, fortalece valores como o espírito de corpo, o profissionalismo e o amor à Pátria, estando em consonância com a missão da FAB, de integração do território nacional, expressando isso através do envolvimento e dedicação do seu efetivo.
Redes Sociais