Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > GRUPO GESTAR - DESENVOLVIMENTO DA GESTAÇÃO E DO BEBÊ
Início do conteúdo da página

 

   O 2º encontro do Grupo Gestar aconteceu na manhã do dia 29 de julho, no Centro de Convivência do HABE. O Grupo é uma realização do CAIS e visa a abordagem multiprofissional de temáticas que transpassam o ciclo gravídico-puerperal, tendo como público alvo as gestantes acompanhadas no CAIS, seus parceiros, familiares ou acompanhante de sua escolha. Foi abordado o “Crescimento e desenvolvimento do bebê durante a Gestação, bem como as mudanças percebidas pelas mulheres em seus corpos e a relação com cada fase da gestação”. Neste segundo encontro, o público foi de aproximadamente 20 pessoas, onde 08 são gestantes.

   A didática empregada contou com a ilustração do tamanho dos bebês em panfleto distribuído pela equipe, assim como no uso de frutas e verduras, as quais foram utilizadas para associar as medidas e facilitar a visualização.

   Além de poderem idealizar os tamanhos dos seus bebês por meio da metodologia aplicada, o público foi conduzido a refletir sobre os impactos e alterações fisiológicas que a evolução da gestação gera, sendo perceptível a compreensão da sintomatologia vivida por elas.

  Em roda de conversa, foi possibilitado o compartilhamento das vivências pelas gestantes e acompanhantes, com participação coletiva, sendo estimulado o debate acerca da temática central, onde foipossibilitado o diálogoentre os sujeitos, os quais puderam se expressar ativamente e escutar seus pares e a si mesmos por meio do exercício reflexivo.

   O grupo, desde o primeiro encontro, tem aumentado, e novas participantes têm sido estimuladas pelos profissionais que conduzem a dinâmica, bem como pelas próprias integrantes, a constituírem esse espaço, de modo que a proposta seja cada vez mais acessada pelos usuários do CAIS e impactados por meio dessa abordagem, a qual se propõe ser um instrumento de educação em saúde para o fortalecimento das práticas assistenciais humanizadas, integradas e participativas.

 

Texto: 1T Enf Cleideane
Fotos: Cb Patricio

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página