No dia 09 de junho de 2022, o Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), através da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), realizou uma campanha educativa sobre os cuidados a serem seguidos por todos os profissionais de saúde para prevenir infecções e garantir a segurança do paciente. Compareceram ao evento militares do efetivo, pertencentes às equipes de fisioterapia, odontologia, enfermagem, serviço social e medicina do HABE.
Na ocasião, ocorreu o Treinamento de Higienização das Mãos, com abordagem teórica envolvendo a importância dos momentos da higienização das mãos, assim como os bundles de enfermagem – um conjunto de práticas e estratégias de prevenção de infecção já vigentes na UTI do HABE. Também foi realizada demonstração prática com a utilização da câmara escura, metodologia eficaz na demonstração da importância das mãos no processo de infecção.
“A higienização das mãos é uma técnica mundialmente conhecida como uma das ações mais importantes na prevenção de doenças transmissíveis. É um cuidado essencial para garantir a segurança de todos, aliado a outras formas de prevenção. Abordar esse tema qualifica o cuidado e contribui para a diminuição de eventos infecciosos”, relatou a 2º Tenente Enfermeira Ligia Monteiro.
As atividades foram realizadas por meio da interatividade das equipes através do “jogo da roleta”, onde várias perguntas alusivas ao tema foram lançadas e acompanhadas de premiações. Além disso, foi lançada a campanha "Unidos em prol da segurança do paciente: lave suas mãos!", com o objetivo de prevenir e minimizar o risco de contágio de doenças dentro dos serviços de saúde, alertando sobre a importância de higienizar as mãos e a utilização da solução alcoólica. Como forma de estimular a participação de todos os setores, foi proposta a elaboração de um documento de práticas alusivas à higienização das mãos.
O evento seguiu com uma competição entre os setores da UTI e Divisão Odontológica, com apresentação de vídeo e música relacionados ao tema, que encantaram os participantes. Com abertura de votação à platéia, através de pesquisa por QRCode, a UTI foi o setor vencedor com 51% dos votos.
Para a 3S Tatyane Santos, "o evento foi maravilhoso porque reforçou ainda mais a importância da lavagem das mãos antes, durante e depois dos procedimentos com os pacientes." "Uma iniciativa gratificante. Fiquei feliz por ter participado, relembrei muitos cuidados fundamentais nos procedimentos de enfermagem que podem contribuir significativamente para a redução e controle de infecções," complementou a 3S Emanuelle.
Redes Sociais