O Hospital de Aeronáutica de Belém realizou entre os dias 12 e 21 de maio de 2022 a 11ª edição do Curso de Emergências Médicas para o Médico de Dia (CEMED). O referido curso é desenvolvido para a adaptação dos médicos recém incorporados ao efetivo do HABE, para garantir a qualidade dos atendimentos aos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica.
Os treinamentos desenvolvidos no curso abrangem todo o atendimento dispensado ao paciente, desde sua avaliação inicial, diagnóstico e classificação de risco, e protocolos de tratamento até a alta.
“O CEMED serviu como uma experiência teórico-prática muito significativa para os médicos que participaram e com certeza vai fazer diferença durante o exercício da função dentro da Aeronáutica. Os cenários práticos surpreenderam, visto que muitos de nós nunca tivemos uma experiência semelhante na nossa vida acadêmica. Acredito que todos os militares da área da saúde, principalmente vinculados ao atendimento de urgência, deveriam participar do curso, já que nele tivemos a oportunidade de crescer juntos, buscando salvar vidas e amenizar as dores.”, relatou o Aspirante Médico Smit.
“O curso consegue condensar a doutrina militar ao conteúdo teórico-prático de urgência e emergência aplicado a rotina de serviço de médico de dia. Ao final, os alunos não saem somente preparados para assumirem a emergência do HABE, mas também compreendendo o papel do militar médico em sua missão no âmbito da Força Aérea Brasileira”, palavras do Tenente Médico Oftalmologista Jhonatan.
No dia 24 de maio foi realizada uma cerimônia de encerramento do curso com entrega de certificado aos participantes e o Aspirante Médico Wanderson foi declarado como Médico destaque pelo seu aproveitamento.
Texto: Seção de Comunicação Social
Fotos: Cb Patricio
Redes Sociais