No dia 25 de maio de 2022 aconteceu o II Seminário sobre Serviço Social nas Organizações militares do Pará, organizado pela Seção de Serviço Social do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), em comemoração ao dia do Assistente Social.
O Seminário teve como objetivo estabelecer um espaço de discussão sobre a atuação dos assistentes sociais nas organizações militares do Pará, socializando conhecimento com discentes, docentes e profissionais de serviço social de outras instituições, tais como UFPA, UNIP, Unama, Polícia Civil, Policia Militar, Marinha, Exército e Secretária de Assistência social do Município de Ananindeua.
A programação consistiu na apresentação da Palestra Magna com o tema: “Exercício Profissional do Assistente Social no contexto das políticas públicas” proferida pela Mestra em Serviço Social Mariza Elenice Silva Lima, Secretária de Assistência social do Município de Ananindeua.
Em seguida ocorreu a mesa temática "A atuação dos Assistentes Sociais nas Organizações Militares do Pará”, com a participação das Assistentes Sociais das Forças Armadas e Auxiliar, Capitão da Polícia Militar Assistente Social Fabiana da Silva Freitas, a 1º Tenente SSO Liliana Pereira Gaudêncio (Aeronáutica), a 1º Tenente RM2-T Nívea Mayse Paiva da Silva (Marinha), a Servidora Civil Claudia Andrea de Andrade Cardoso. Finalizou com apresentação dos relatos de experiência da 1º Tenente SSO Andréia de Souza Bezerra (HABE) e da Aspirante SSO Walderney Pinheiro da Cruz (CTRB).
Para a Assistente Social, Professora e Mestre em Serviço Social Mariza Lima, comentou: “Eu fico muito feliz em participar desse evento, por ter começado a minha vida profissional dentro da COMARA, que me permitiu conhecer a prática profissional do Assistente Social nas Instituições Militares despertando o desejo de seleção para Tenente temporária do Exército. As instituições militares estão avançando e mostrando que é um espaço sócio-ocupacional do serviço social, que nos permite trabalhar de acordo com o que preconiza o projeto ético Político da Profissão.”
O Professor Doutor Almyr Favacho (UFPA), em suas palavras disse: ”A academia e o estudo do serviço social precisam estar diretamente concatenados com os espaços sócio-ocupacionais. Não é possível aceitar a interpretação, ou melhor, o entendimento de que o serviço social seja incompatível com as instituições militares. Essa forma de entendimento é obtusa e ultrapassada, tendo e centrando a sua prática no ser humano, obviamente o serviço social precisa estar inserido nestas Instituições. Eu quero parabenizar toda equipe envolvida, na absoluta certeza que academia precisa dar conta dessa nova realidade, ou seja, incorporando novos conteúdos programáticos, que direcionem essa prática, sejam habilitandos novos campos de estágio, os quais são fundamentais para a garantia do espaço ocupado”.
O seminário foi organizado pela Seção de Serviço Social do HABE, conforme preconizado na NSCA 163-1/2020 (Serviço Social no âmbito da Aeronáutica).
Texto: Seção de Comunicação Social
Revisão: 1T REP Larissa
Fotos: Cb Patricio
Redes Sociais