Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > ACISO RIBEIRINHOS – ILHA DO MARACUJÁ - PARÁ
Início do conteúdo da página

      O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) realizou no último sábado (09/04/22) a primeira Ação Cívico-Social (ACISO) do ano de 2022, na Ilha do Maracujá, localizada no município do Acará, distante 66 km da cidade de Belém, estado do Pará. Na ocasião, 55 militares da área de saúde, entre médicos, dentistas, enfermeiros e assistente social, atenderam a comunidade presente, reafirmando uma das missões da Força Aérea de integração do território nacional através da assistência aos que mais necessitam. 

      A ação denominada “ACISO Ribeirinhos” registrou 620 procedimentos realizados durante todo o sábado. Para alcançar o maior número de pessoas, os atendimentos ocorreram em um barco, em um centro comunitário e também com visitas domiciliares. A embarcação foi disponibilizada pelo Projeto Luz na Amazônia, da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), e concentrou atendimentos de clínica médica, exames de ultrassom e montagem de uma clínica odontológica móvel. No centro comunitário foram ofertados atendimentos nas especialidades de Ginecologia e Pediatria, e vacinação contra a Influenza e COVID-19.

       Já para as famílias ribeirinhas que não tiveram a possibilidade de se deslocarem até os locais onde os atendimentos estavam sendo realizados, equipes de profissionais de saúde do HABE, compostas por 1 clínico, 1 pediatra, 1 enfermeira, 1 dentista e 1 assistente social, deslocaram-se em embarcações menores até as casas desses moradores, em locais de difícil acesso. Foram realizadas consultas clínicas, atendimento cardiológico, pediátrico, orientações gerais de saúde com a equipe da enfermagem e atendimento odontológico.

       Uma das moradoras atendidas em domicílio, Elizângela, 34 anos, informou que uma das principais barreiras encontradas é o deslocamento até Belém para conseguir atendimento. “Para mim é uma grande dificuldade, pois além de não conseguir o barco, quando consigo, a passagem é muito cara, e eu tenho seis filhos. Então receber essa assistência aqui vai me ajudar muito”, disse ela.

       A moradora da Ilha do Maracujá, Iranilde Paiva, agradeceu a oportunidade que a Força Aérea Brasileira (FAB), através do HABE, proporcionou à comunidade. “Nós estamos em uma área que não tem muita assistência, o posto de saúde funciona apenas com procedimentos básicos, e numa necessidade é muito difícil o deslocamento até Belém, onde poderíamos ter uma qualidade melhor de atendimento, com especialistas”, ressaltou.

       Alimentos – Durante a realização da ACISO, também houve a distribuição de alimentos para a população da Ilha do Maracujá. A entrega foi realizada pelo Diretor do HABE, Coronel Médico Jorge Antonio Carvalho Feijó, para a agente comunitária, Jarina dos Remédios Miranda do Nascimento. “Para a nossa comunidade é muito gratificante e uma honra imensa receber a FAB e a SBB aqui, trazendo cidadania e melhores condições de atendimento. Esta ação com certeza transformará muitas vidas por aqui. Desde já agradeço por esse trabalho maravilhoso que vocês fazem, pensando em nós, ribeirinhos, que muitas vezes somos esquecidos”, comentou ela, emocionada.

       Para a Major Médica Nádia Costa de Miranda, “realizar atividades como esta é também uma oportunidade de mostrar aos nossos militares a possibilidade de trabalho com outra estrutura de instalações, pessoal e equipamentos, além de nos aproximarmos da sociedade civil. É uma contribuição sem igual para essas comunidades que convivem todos os dias com a dificuldade de acesso a tratamentos de saúde de qualidade”, destacou.

      No final das atividades, o Diretor do HABE, Coronel Feijó, agradeceu ao efetivo pelo trabalho de excelência prestado à comunidade da Ilha do Maracujá. “É importante estarmos sempre dispostos a atuar nesse sentido, tanto como militares, como civis, saindo da zona de conforto e vivenciando este chamado para prestar auxílio aos mais necessitados sempre que necessário”, finalizou. 

 

 

Texto: 1T Dent Gabrielle Emmi
Fotos: CB Patricio

 

 

Fim do conteúdo da página