O Hospital de Aeronáutica de Belém firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com o objetivo de estimular o efetivo do HABE e da GUARNAE-BE por meio da educação e capacitação, pois investir no ensino e na qualificação profissional é ferramenta vital de ampliação de conhecimentos e de inserção no mercado de trabalho.
No dia 21 de março, no auditório do HABE, ocorreu a apresentação dos cursos profissionalizantes do SENAI com a presença do Comandante do I COMAR, Major Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, do Coronel Médico Jorge Antonio Carvalho Feijó, Diretor do Hospital de Aeronáutica de Belém e do Sr. Dário Antônio Bastos de Lemos, Superintendente do SENAI. Na ocasião, foi proferida uma palestra para os militares e seus familiares inscritos, ministrada pela Sra Leydhuana Gama, instrutora do Curso de Vestuário/Produção Industrial do SENAI.
Com o intuito de qualificação técnica para exercício da prática dentro da OSA e também para o mercado de trabalho, o HABE em parceria com o SENAI, ofertou o curso de Construção Civil (técnico em edificações) para cabos e soldados do Hospital e de outras Organizações Militares. Além deste curso, foram ofertadas vagas para os familiares dos militares para realização do curso de Costureiro Industrial do Vestuário e disponibilizadas também para funcionários e mães de crianças matriculadas na Creche Wilson Bahia, localizada no entorno do Hospital, no intuito de ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social, e assim proporcionando uma formação que venha gerar renda.
Na abertura da solenidade, o Major Brigadeiro Nogueira agradeceu a parceria do SENAI e comentou sobre a importância da profissionalização, tanto para militares do COMAER, quanto para seus familiares, enfatizando que hoje aproximadamente 60% dos militares da ativa são do quadro temporário, portanto esta é uma grande oportunidade de geração de renda após este período.
O Diretor do HABE, Coronel Médico Feijó, esclareceu que esta iniciativa do Hospital representa uma forma de contribuição aos militares, para que possam praticar os conhecimentos adquiridos em sua organização militar e também possam ter mais oportunidades de trabalho ao saírem da FAB.
“As expectativas para os cursos são as maiores e melhores, pois neles vejo a oportunidade de aprender algo novo. Achei a iniciativa do HABE muito boa. Com esta ação será possível capacitar pessoas que até então não teriam condições financeiras de arcar com as despesas dos cursos”, declarou o Cabo Tarcizio Nazareno Silva da Penha, do efetivo do HABE. “É uma ótima maneira de ajudar essa parcela da população, e no meu caso, agregará conhecimento e experiência para o meu dia a dia. Agradeço aos Comandantes e pessoas envolvidas nesta missão de levar oportunidade e conhecimento a todos que precisam”, completou.
Texto: Seção de Comunicação Social
Fotos: Cb Patricio
Redes Sociais