INFORMÁTICA (GSIN)
O Profissional
Atua na área de informática em diversas unidades da Força Aérea Brasileira, operando e elaborando programas para computadores. O especialista fornece suporte de rede necessário à viabilização do desenvolvimento dos
sistemas aplicativos.
As Atribuições
O profissional dessa carreira designado para a área de programação estuda os objetivos do programa, analisando as especificações e instruções recebidas. Assim, verifica a natureza e as fontes dos dados de entrada que vão
ser tratados e esquematizados para a forma e o fluxo do programa.
O especialista também elabora fluxogramas lógicos e detalhados, estabelecendo a sequência dos trabalhos de preparação dos dados a tratar e as operações do computador, levando em consideração as verificações internas e outras comprovações necessárias, para atender às necessidades estabelecidas.
Estimar tempo e custo de uma programação, utilizando estas informações na estimativa de plano de projetos também está na alçada do programador.
Na área de suporte de rede, entre outras funções, o técnico irá implementar a configuração dos equipamentos de interligação de terminais para a criação de redes lógicas, prestará suporte técnico e de treinamento, além de executar rotinas de “backup” (cópias de arquivos) e administrará bancos de dados.
O Curso
Ao longo da instrução, os alunos terão aulas sobre o sistema de tecnologia da informação, linguagens de programação e banco de dados, manutenção de computadores, sistema operacional, correio eletrônico e tecnologia de rede local.
A Carreira
Após a conclusão do curso de formação, o militar é promovido a cada período de sete anos, passando de terceiro sargento para segundo e primeiro sargento, até a graduação de suboficial.
Como suboficial ou primeiro sargento, pode concorrer ao Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) e atingir o posto de capitão.
Redes Sociais