Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

INFORMAÇÕES AERONÁUTICAS (GSAI)

O Profissional

O especialista é responsável por todas as tarefas de prestação de serviço de informações aeronáuticas, de acordo com normas e métodos recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

As Atribuições

As principais atribuições desse profissional são coletar, selecionar e compilar os dados necessários à atualização de publicações contendo informações aeronáuticas, além de preparar boletins de informações prévias e planos de voo. Propõe as correções necessárias, de modo a garantir a regularidade, a eficiência e a segurança.

O manuseio e a interpretação dos diversos tipos de cartas aeronáuticas também são funções do especialista.

O Curso

O aluno estuda inglês, organização aeronáutica, digitação, cartas aeronáuticas, geografia aplicada, navegação aérea, aeródromos, meteorologia, aeronaves e tráfego aéreo, dentre outras matérias.

A Carreira

Após a conclusão do curso de formação, o militar é promovido a cada período de sete anos, passando de terceiro sargento para segundo e primeiro sargento, até a graduação de suboficial.

Como suboficial ou primeiro sargento, pode concorrer ao Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) e atingir o posto de capitão.

 

VOLTAR

Fim do conteúdo da página