Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

SuprimentoSUPRIMENTO (GBSP)

O Profissional

O especialista dessa área é responsável pelos serviços de suprimento técnico de material aeronáutico, combustíveis e lubrificantes de aviação, além de publicações (documentação técnica) utilizadas no dia-a-dia.

As Atribuições

O profissional coordena o recebimento, conferência, inspeção, armazenagem, embalagem, expedição e recolhimento de material aeronáutico.

O técnico nessa área precisa estar ciente das normas para inventário, controle de estoques e conhecer os procedimentos para recebimento e entrega de documentação de aeronaves.

Utilizando recursos eletrônicos sofisticados e programas informatizados de alto nível, desempenha funções no que se refere à conservação, controle, estoque e distribuição do material aeronáutico em todo o território nacional.

O Curso

O aluno estuda desenho básico, gerenciamento de sistema para suprimento, armazenagem e inglês técnico, dentre outras matérias.

A Carreira

Após a conclusão do curso de formação, o militar é promovido a cada período de sete anos, passando de terceiro sargento para segundo e primeiro sargento, até a graduação de suboficial.

Como suboficial ou primeiro sargento, pode concorrer ao Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) e atingir o posto de capitão.
Após dez anos na especialidade, outra opção é o Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), que pode levar o militar ao posto de tenente-coronel. Para isso, é necessário ter as promoções por merecimento e ser aprovado em concurso interno.

 

VOLTAR

Fim do conteúdo da página