Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Mecânica de AeronavesMECÂNICA DE AERONAVES (GBMA)

O Profissional

O mecânico de aeronaves é o profissional especializado em executar serviços técnicos de manutenção de
aeronaves da Força Aérea.

As Atribuições

O especialista em mecânica é responsável pela manutenção preventiva e corretiva de aeronaves militares, o que inclui operação e testes dos seguintes sistemas: de motor, de hélice, de comandos de voo, hidráulico, pneumático, de combustível, de oxigênio, de pressurização, de ar condicionado, de extinção de incêndio de motores e miscelâneas.

O mecânico de aeronaves também atua na manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de apoio de solo indispensáveis para o trabalho com as aeronaves, e nas atividades de reabastecimento e de troca de lubrificantes, fluídos e gases.

Executar a manutenção dos componentes mecânicos, testar e, se for o caso, substituir conjuntos elétricos e eletrônicos dos diversos sistemas de uma aeronave também são funções do especialista da área.

O Curso

O aluno estuda desenho aplicado à mecânica de aeronaves, eletrônica, princípios de eletricidade e eletromagnetismo, princípios de mecânica vetorial e termodinâmica, dentre outras matérias.

A Carreira

Após a conclusão do curso de formação, o militar é promovido a cada período de sete anos, passando de terceiro sargento para segundo e primeiro sargento, até a graduação de suboficial.

Como suboficial ou primeiro sargento, pode concorrer ao Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) e atingir o posto de capitão.
Após dez anos na especialidade, outra opção é o Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), que pode levar o militar ao posto de tenente-coronel. Para isso, é necessário ter as promoções por merecimento e ser aprovado em concurso interno.

 

VOLTAR

Fim do conteúdo da página