Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Estrutura e PinturaESTRUTURA E PINTURA (GBEP)

O Profissional

O especialista nessa área executa serviços de estrutura, pintura e de manipulação de plásticos e similares tanto em aeronaves quanto em seus componentes.

As Atribuições

Estão entre as principais atribuições do especialista da área executar reparos, reforços e substituições de peças e elementos de estruturas, em metal, plásticos e similares, de aeronaves e turbinas.

Também é responsável por inspecionar peças e definir seu reaproveitamento, moldar partes metálicas, plásticas e similares, além de supervisionar e inspecionar a lavagem e a limpeza de aeronaves.

O especialista ainda fabrica peças, executa  estampagem e dobragem, opera ferramentas especiais e equipamentos de galvanoplastia. Executa tratamento térmico e a frio em ligas metálicas, selagem e rebitagem.

O Curso

O aluno estuda desenho básico, metalurgia, fundamentos de pintura, operações em máquinas e ferramentas, corrosão e tratamento anticorrosivo, dentre outras matérias.

A Carreira

Após a conclusão do curso de formação, o militar é promovido a cada período de sete anos, passando de terceiro sargento para segundo e primeiro sargento, até a graduação de suboficial.

Como suboficial ou primeiro sargento, pode concorrer ao Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) e atingir o posto de capitão.
Após dez anos na especialidade, outra opção é o Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), que pode levar o militar ao posto de tenente-coronel. Para isso, é necessário ter as promoções por merecimento e ser aprovado em concurso interno.

 

VOLTAR

Fim do conteúdo da página