METEOROLOGIA (GBMT)
O Profissional
O técnico em meteorologia observa e descreve as condições meteorológicas para o planejamento das missões aéreas, indispensáveis à segurança de voo.
As Atribuições
O profissional trabalha em estações de observação meteorológica de superfície e de altitude, automáticas ou não, além de estações de radar meteorológico e de recepção de imagens de satélites.
O especialista nessa área é responsável por medir, computar, interpolar, coletar e estimar valores de parâmetros meteorológicos, além de codificar, decodificar e registrar mensagens meteorológicas, além de preparar informações meteorológicas e sumários climatológicos para o planejamento e a segurança de voo. A atividade é vital para o andamento das operações aéreas e para a coordenação do tráfego aéreo.
O Curso
O aluno estuda física da atmosfera, informática básica, meteorologia geral, serviço de controle do espaço aéreo, dentre outras matérias.
A Carreira
Após a conclusão do curso de formação, o militar é promovido a cada período de sete anos, passando de terceiro sargento para segundo e primeiro sargento, até a graduação de suboficial.
Como suboficial ou primeiro sargento, pode concorrer ao Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) e atingir o posto de capitão.
Após dez anos na especialidade, outra opção é o Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), que pode levar o militar ao posto de tenente-coronel. Para isso, é necessário ter as promoções por merecimento e ser aprovado em concurso interno.
Redes Sociais