Como solicitar uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça?

Para solicitar uma demonstração, é necessário enviar um ofício assinado ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica com antecedência mínima de 4 meses, mencionando:

1) Nome da instituição, pública ou privada, que organizará o evento;
2) Local(is) possível(is) para o evento;
3) Data(s) possível(is) propostas para o evento (e se há interesse em ser contactado para demonstrações em outros períodos do ano, ficando no banco de dados para a montagem da Agenda do EDA em períodos diversos);
4) Objetivo do evento;
5) Público esperado;
6) Outras informações julgadas relevantes; e
7) Nome, telefone e e-mail do responsável legal pela organização do evento (imprescindível).

Recomenda-se estipular outras datas para a demonstração, tendo em vista a impossibilidade de atendimento na data solicitada. 

Após a definição da Agenda, no caso de atendimento de sua localidade, o solicitante será informado pelo contato telefônico do responsável legal pela organização do evento, preferencialmente.

Na impossibilidade de atendimento, será enviado um e-mail para o responsável legal pela organização do evento

As exibições da Esquadrilha da Fumaça são apresentações públicas, GRATUITAS, de caráter institucional, não cabendo, portanto, veiculações com propósito comercial ou de propaganda político-partidária. Em eventos fechados, os portões deverão ser abertos UMA HORA antes do início da apresentação.

O ofício deve ser enviado preferencialmente por e-mail ao:

GABINETE DO COMANDANTE DA AERONÁUTICA
A/C Sr Major-Brigadeiro do Ar Antônio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Opcionalmente o ofício poderá ser enviado pelos Correios: 

Esplanada dos Ministérios
Bloco M – 8º andar
CEP 70.045-900 – Brasília/DF

Caso sua solicitação seja contemplada, é possível aproveitar a presença de nossa equipe em sua cidade para que seja realizada alguma palestra ou visita em Instituição Pública. O intuito é divulgar a Força Aérea Brasileira e, principalmente, as formas de ingresso na carreira. Para informações detalhadas, acesse o Manual de Suporte da Esquadrilha da Fumaça.

Para outras informações: +55 (61) 3966-9699

 

Como é definida a agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça?

 As demonstrações do EDA são definidas, normalmente, com até um mês de antecedência, pelo Gabinete do Comandante da Aeronáutica. Para tanto, são analisados diversos fatores, tais como:
1) Importância do evento no cenário nacional/internacional;
2) Público estimado para o evento;
3) Disponibilidade de infraestrutura aeroportuária no local ou nas proximidades;
4) Planejamento de consumo de hora de voo em função da localidade a ser atendida.

 

Como é produzida a fumaça?

A fumaça que sai dos aviões da Esquadrilha da Fumaça é produzida pela queima de um óleo lubrificante biodegradável. Ao ser acionado pelo piloto, o óleo é injetado no escapamento direito da aeronave e em contato com o escapamento quente, transforma-se em fumaça.

 

A Esquadrilha da Fumaça ministra palestras?

A missão da Esquadrilha da Fumaça é realizar demonstrações aéreas. Por isso, as palestras são autorizadas, conforme a disponibilidade de agenda do Esquadrão, com o intuito de divulgar a Força Aérea Brasileira. A palestra é gratuita, de caráter institucional e motivacional, não devendo haver, portanto, cobrança para as pessoas presentes.

A solicitação pode ser feita por meio do envio de um documento contendo os dados abaixo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

  • Motivo da solicitação;
  • Data do evento (como sugestão, informar datas alternativas para facilitar o agendamento da palestra);
  • Composição da audiência e quantidade de pessoas estimada;
  • Outras informações que julgar necessário;
  • Dados para contato: nome, endereço completo (rua, número, bairro, cidade, UF, CEP), telefone, telefone celular e e-mail.

 

Como realizar uma matéria jornalística com a Esquadrilha da Fumaça?

Em demonstrações, a equipe responsável pela Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça atende às solicitações da imprensa in loco, logo após o pouso na localidade ou após o voo de demonstração.

Para produção de matérias com mais detalhes, é preciso fazer uma solicitação para que o órgão de imprensa se desloque até a sede da Esquadrilha da Fumaça. A solicitação é encaminhada ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), órgão responsável por autorizar o pedido, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A solicitação precisa conter:

  • Pauta da matéria;
  • Outras informações que julgar necessário;
  • Dados para contato: nome, endereço completo (rua, número, bairro, cidade, UF, CEP), telefone, telefone celular e e-mail;
  • Comprometer-se a enviar uma cópia física do material quando da publicação de interesse do Esquadrão.

Após despacho do CECOMSAER, a Esquadrilha da Fumaça contata o solicitante.

 

Quem voa durante uma demonstração?

Por motivos de segurança, durante uma demonstração, o piloto voa sozinho na aeronave. Quando a aeronave está sendo utilizada para deslocamentos, onde não ocorrem manobras, normalmente, um outro piloto ou um Anjo da Guarda acompanha o piloto em comando.

 

Eu posso voar nas aeronaves da Esquadrilha da Fumaça?

Infelizmente os voos de pessoas não envolvidas com a atividade do EDA não estão autorizados.

Além de outros aspectos do nosso voo, a aeronave possui assentos ejetáveis, o que requer conhecimento e treinamento específicos.

Por vezes, é autorizado pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica que personalidades participem de um voo de treinamento, de maneira que o Esquadrão conquiste espaço na mídia e retorno em termos de imagem institucional, divulgando não somente o seu trabalho, mas a Força Aérea Brasileira.

Vale ressaltar, ainda, que os envolvidos precisam estar em perfeitas condições de saúde e dentro dos parâmetros exigidos pelo fabricante do assento ejetável que equipa a aeronave, bem como recebem um briefing cuidadoso de uso do equipamento, observando as normas de segurança sempre presentes no Esquadrão.

 

Como funciona o sistema de escrita da Esquadrilha da Fumaça?

O sistema de escrita com fumaça foi um projeto criado por técnicos da Fumaça para ser utilizado, inicialmente, na aeronave T-27 Tucano. Com base nessa ideia, a Embraer produziu, em coordenação com equipe de manutenção do EDA, um novo sistema de programação de escrita com fumaça criado especialmente para a aeronave A-29 Super Tucano. A frase, inserida neste software ainda em solo, possibilita a escrita no céu.

Para formar as letras, sete aeronaves voam em formatura “linha de frente”, ou seja, uma ao lado da outra, com velocidade constante. Ao comandamento do Líder da Esquadrilha, todos os pilotos acionam o sistema de escrita e o computador da aeronave gerencia o acionamento da bomba que liga e desliga a fumaça, conforme a frase selecionada e a posição de voo. As letras podem ser vistas por espectadores a uma altura de, aproximadamente, 10 mil pés, o que corresponde a três mil metros.

 

Como ingressar na Esquadrilha da Fumaça?

Existem várias formas de ingresso na Força Aérea Brasileira, dependendo da idade e escolaridade do candidato. 

Todos os integrantes da Esquadrilha da Fumaça, das diversas especialidades, são militares da FAB, ou seja, ingressaram na carreira por meio de algum processo seletivo e depois foram aprovados em conselho para assumir uma das vagas na Esquadrilha. Por exemplo, para ser piloto, é necessário ingressar no Curso de Formação de Oficial Aviador da Academia da Força Aérea, que tem 4 anos de duração e é equivalente ao ensino superior, além de atingir determinadas horas de voo e ser aprovado em conselho. Caso tenha interesse em atuar como mecânico de aeronaves, o primeiro passo é ingressar na Escola de Especialistas da Aeronáutica, que tem equivalência ao ensino técnico.

Mas na Esquadrilha existem militares de outras especialidades também, tanto de carreira quanto temporários. Dentre elas, podemos citar: jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, medicina e administração. Portanto, vai depender da sua área de interesse e nível de escolaridade.

Para saber mais sobre ingresso na FAB, acesse: www.fab.mil.br

 

Posso visitar a sede da Esquadrilha da Fumaça?

O Esquadrão de Demonstração Aérea está sediado na Academia da Força Aérea e pode ser visitado por qualquer pessoa. Aos finais de semana, pequenos grupos e famílias são recebidos pelos Cadetes, que os acompanham em uma visita pela AFA e pela Esquadrilha da Fumaça. Os dias úteis são reservados para grupos maiores, com horário agendado e mediante solicitação prévia.

Todos os visitantes devem atentar às orientações da AFA e realizar o cadastro prévio. O passo-a-passo pode ser encontrado no site da AFA: https://www2.fab.mil.br/afa/index.php/agende-sua-visita.

Venha conhecer o nosso hangar, salão histórico e aeronaves!

 

Como são escolhidas as músicas da Trilha Sonora da Esquadrilha da Fumaça?

A trilha sonora do Esquadrão de Demonstração Aérea é feita por meio de uma coletânea de músicas que realçam as emoções vivenciadas pelo público que assiste à demonstração. Para cada sequência de manobras, é selecionada uma música.

 

Qual é a frequência rádio utilizada pelos pilotos durante a demonstração?

A frequência rádio utilizada pelos pilotos durante a demonstração é reservada por questões de segurança. Ela é definida no briefing de preparação da demonstração. A interferência nessa frequência compromete a segurança da demonstração, pois os pilotos utilizam este canal para prover a separação entre os aviões e os encaixes das manobras.

 

Uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça pode ser cancelada?

Os mecânicos das aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), chamados de “Anjos da Guarda”, realizam um minucioso trabalho para que os aviões possam voar com o máximo desempenho e total segurança. No entanto, as aeronaves são passíveis de falha técnica e a indisponibilidade de qualquer um dos 7 aviões utilizados para o voo de demonstração leva ao cancelamento.

Outra situação que pode cancelar uma demonstração é o organizador do evento não cumprir todas as exigências para que ela ocorra dentro dos parâmetros de segurança para o público expectador e para os pilotos.

A demonstração também pode ser cancelada devido às condições meteorológicas adversas e até mesmo devido à concentração de pássaros no local da demonstração.

A decisão de cancelamento é prerrogativa do Comandante do EDA e será sempre levado em consideração que a segurança operacional vem à frente da demonstração.

O agendamento de uma nova demonstração precisa seguir o trâmite comum de solicitação de demonstração ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).

 

Como é feita a inclusão de uma nova manobra ao display de demonstração?

Primeiramente, há uma reunião com todos os pilotos para avaliar a viabilidade da nova manobra e como ela vai se “encaixar” no display, isto é, na sequência da demonstração. A próxima etapa é a realização de voos de treinamento com o aumento gradativo da quantidade de aeronaves envolvidas. Após todos os treinamentos e avaliações necessários, é realizada uma nova reunião com os pilotos para homologar a mudança.

 

Existe um ranking entre as Esquadrilhas do mundo?

Não, porque as diversas esquadrilhas utilizam aviões diferentes e com características particulares. Nossa esquadrilha, todavia, é bastante admirada pelas manobras que realiza com a aeronave no dorso, ou seja, de cabeça para baixo.

Há um clima bastante cordial entre as esquadrilhas, pois há um grande interesse pela troca de experiências.

 

Por que é difícil voar de dorso?

Porque durante o voo de dorso, os comandos de voo são utilizados de forma invertida, ou seja, para fazer uma curva para a direita, o piloto movimenta os comandos no sentido contrário. Isso também vale para subidas e decidas.