As manobras dos pilotos entusiasmaram pelo menos 200 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar. “Quero ser piloto. Que legal!”, gritava e pulava Juan Kleiton, de oito anos de idade. “É maravilhoso. A nossa capital merece essa homenagem linda”, disse Mariane Laurence, de 25. Do começo ao fim, máquinas registravam tudo. Quando não, era o olhar que não piscava.

Entenda como a FAB, além de homenagear, ajudou a construir a capital do País

“A cada aniversário de Brasília, venho com a minha família. Estou muito arrepiado e emocionado”, dizia Adriano Torres, de 30 anos, com esposa e dois filhos. “É uma demonstração muito especial para todos nós também. Honra uma história de amor que a Esquadrilha e toda a FAB têm com a capital do Brasil”, disse o Comandante do esquadrão, Tenente-Coronel José Aguinaldo de Moura antes da exibição.

Busca e salvamento – Um helicóptero H-1H do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação, sediado em Campo Grande, ficou em exposição na Esplanada dos Ministérios para delírio de milhares de pessoas que fizeram questão de fazer uma foto ao lado do equipamento. “Não imaginava como era grande esse helicóptero. Soube hoje que ajuda muita gente. Muito legal estar perto”, disse Willian Antunes, de 17 anos. Willian tem razão. O helicóptero é operado por militares especializados em ações de busca e salvamento em todo o País.

Ao lado do helicóptero, um estande da Aeronáutica expunha materiais utilizados pelos militares da instituição, além de réplicas de aeronaves. Milhares de pessoas visitaram o espaço e perguntaram sobre como ingressar na FAB. Outro espaço também visitado foi organizado pelo Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I).

 

fonte: http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=5102