Com o foco principal na segurança em voo, a equipe de pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) esteve envolvida no curso teórico de Gerenciamento de Recursos da Tripulação (CRM – Crew Resource Management), entre os dias 15 e 17 de julho, no auditório do Esquadrão.

Segundo o responsável, o chefe de Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAA), Capitão Aviador Murillo Nagib de Oliveira Boery, as aulas foram realizadas de forma a reciclar as informações sobre o assunto, já que se trata de uma iniciativa que acontece anualmente. “O curso é importante para elevar o nível de consciência e atenção dos pilotos em momentos de voo”. 

O Capitão Boery explica que o CRM surgiu na década de 70, quando estudos da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) concluíram que acidentes aéreos continuavam a acontecer, mesmo com a presença de pilotos experientes, equipamentos confiáveis e aviões modernos. “Assim, a NASA percebeu que o fator humano era um dos principais causadores desses acidentes. Dessa forma, foram desenvolvidos treinamentos que atendem a diversas áreas, que são: Comunicação (ruídos que podem atrapalhar uma boa comunicação durante o voo), Dinâmica de equipe (trabalho em grupo que tende a atingir um objetivo em comum), Consciência situacional (se o tripulante está percebendo corretamente tudo o que está acontecendo ao seu redor no momento do voo) e Processo decisório (apresenta as ferramentas de como gerenciar as informações para chegar à melhor decisão).

O Capitão ainda acrescentou que esse primeiro curso foi voltado somente para os pilotos, mas as aulas também serão aplicadas, ainda durante este ano, para os mecânicos, mais voltado para gerenciamento de recursos durante a manutenção das aeronaves.  

Capitão Boery apresenta os conceitos de CRM para os pilotos

Capitão Marcelo palestra no curso de CRM

Capitão Garcia participa do curso de CRM para os pilotos

fotos: Ten Cocate