Lançamento do Vídeo institucional de 2010 - arquivo Esquadrilha da Fumaça

Mais de 600 convidados assistiram à Pré-estreia do novo vídeo institucional do Esquadrão de Demonstração Aérea. O evento, realizado no dia 21 de outubro, no Cinema da Academia da Força Aérea, contou com a presença de autoridades civis e militares, fumaceiros de antigas gerações, empresas que colaboraram na realização do projeto, Fumaças Honorários, amigos do EDA e o efetivo da Guarnição da Aeronáutica de Pirassununga e seus familiares.

Ten Cel Moura no lançamento do Vídeo institucional de 2010 - arquivo Esquadrilha da FumaçaPrecedido de um rápido cerimonial, com palavras de boas vindas do Comandante do EDA, Ten Cel Av José Aguinaldo de Moura, o vídeo “Asas e Coração: Revelando a Esquadrilha da Fumaça”, revelou detalhes inéditos das apresentações, dos bastidores e do cotidiano da Esquadrilha da Fumaça. Produzido pela Farol Filmes, a nova versão do material de divulgação procurou humanizar um trabalho que não é realizado apenas por máquinas, mas por homem e mulheres especiais, que se dedicam ao cumprimento da missão.

Alguns expectadores vieram de longe para prestigiar o evento. Para o Fumaça Honorário, Joelson Ribamar Pereira Bernardes, que acompanha de perto a história da Esquadrilha da Fumaça há mais de três décadas, o novo vídeo reflete exatamente o que já foi apresentando nos trailers.

“Diferente dos documentários anteriores que mitificavam o Esquadrão e toda sua respeitabilidade, esta nova produção, salpicada por momentos divertidos e outros de grande nostalgia, registra como foram as principais demonstrações de 2010, intercaladas por histórias e vídeos antigos, juntamente a depoimentos pessoais de diversos integrantes. Posso afirmar que a Farol Filmes desvendou a receita de mostrar numa linguagem jovial e mais próxima dos fãs, que a família Esquadrilha da Fumaça tem seu mérito devido a homens e mulheres que, além de serem maestros nas suas funções, são pessoas apaixonadas pelo que fazem. Seguramente, esta é a melhor produção em vídeo já feita para a Esquadrilha até hoje."

O vídeo, a ser lançado no final do ano corrente, será comercializado pela Associação Esquadrilha da Fumaça, uma entidade sem fins lucrativos que tem sua renda revertida para promover atividades que divulguem ainda mais a imagem da Esquadrilha da Fumaça. Além disso, será distribuído gratuitamente às principais Unidades da Força Aérea Brasileira.

 

Ten. Cel. Moura distribuindo autógrafos depois da apresentação do Vídeo institucional de 2010 - arquivo Esquadrilha da Fumaça