A convite da Escola Técnica “Centro Paula Souza” de Leme/SP, integrantes da Seção de Comunicação Social da Esquadrilha – piloto e relações públicas - compuseram, no dia 17 de junho, a banca avaliadora dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) de seis grupos de alunos que concluíram o ensino técnico em Comunicação Visual.

O motivo da participação ocorreu pois um dos grupos realizou seu trabalho voltado para a criação de um manual de identidade visual e criação do logotipo comemorativo aos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça. As apresentações contaram com a presença de docentes, profissionais de design, alunos e familiares.

Aluno apresenta o TCC

Durante a explanação do trabalho sobre a Fumaça, os alunos apresentaram o histórico do esquadrão e uma análise da evolução das bolachas utilizadas no decorrer de 59 anos. Ao apresentarem a nova marca em comemoração aos 60 anos, foi explicada a heráldica, a forma correta de utilização e aplicação em diversas peças de comunicação. O TCC foi bem elogiado por toda a banca examinadora e o grupo foi aprovado no curso.

O logotipo foi aprovado, também, pelo esquadrão que já passou a utilizá-lo para divulgar o aniversário em seu site, em peças de divulgação institucional e nos adesivos que, em breve, serão aplicados em todas as aeronaves.

A Esquadrilha da Fumaça agradece a iniciativa do grupo e o parabeniza pela conclusão do curso, desejando sucesso na carreira que se inicia!

Oficiais da Fumaça à direita junto ao grupo

Oficiais da Fumaça à direita junto aos alunos

Segue abaixo a heráldica do logo:

Círculo: representa o escudo que simboliza a proteção aérea do nosso Brasil

Avião invadindo o círculo: liberdade

Aviões T-6 e T-27: história da esquadrilha

Looping: uma das primeiras manobras e mais tradicionais, representa a emoção da demosntração

Mapa do Brasil: nacionalismo, integração nacional

Diversidade de cores: várias etnias que aqui habitam

Mapa sobre as nuvens: crescimento do Brasil no cenário internacional, representação em outros países

Numero 60: trajetória da esquadrilha através dos anos representados

Slogan em forma de círculo: representa o elo da aviação brasileira com cada cidadão