Na cerimônia militar em homenagem ao 140º aniversário de nascimento de Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira e Pai da Aviação, oito integrantes do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), entre demais militares da Academia da Força Aérea (AFA), foram condecorados com Medalhas Mérito Santos Dumont e Medalhas Militares por tempo de serviço no último dia 19, na AFA, em Pirassununga (SP). A solenidade militar foi presidida pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida.

Os militares Fumaceiros que receberam a Medalha Mérito Santos Dumont foram: Major Aviador Álvaro Escobar Veríssimo, Capitão Aviador Fabrício Carvalho e Capitão Aviador João Igor Pivovar. E os cinco integrantes que também receberam medalhas por tempo de serviço foram: Suboficial BEI Alexander Pedro Lins, 2º Sargento Reinaldo Teixeira Soares (Medalha Militar de Prata), 3º Sargento Valdir de Paula, 2S Antônio Zannata Neto e 2S Rodrigo Alves Cardoso (Medalha Militar de Bronze).  

Homenageado pela Medalha Mérito Santos Dumont, o Capitão Pivovar ressalta como ficou orgulhoso de ter recebido a notícia de sua homenagem por uma carta enviada pelo Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araújo. “Achei muito interessante a forma de transmitir a mensagem. Foi uma surpresa muito grande receber a carta. Esta medalha é voltada para aqueles que possuem grande experiência de trabalho na Força Aérea. Ganhá-la com apenas 15 anos de serviço, ainda no posto de Capitão, traz mais motivação para eu continuar fazendo o melhor possível em prol da FAB”. O Sargento Cardoso também comentou sobre o momento. “É com muito orgulho que recebo esta homenagem, pois mostra minha experiência adquirida por todo esse tempo de serviço que estou na Força Aérea. Esta medalha também é uma responsabilidade muito grande para os que recebem, pois nos tornamos exemplo para os militares mais novos”.

Major Escobar recebe Medalha Mérito Santos Dumont

Capitão Carvalho recebe Medalha Mérito Santos Dumont

Capitão Pivovar recebe Medalha Mérito Santos Dumont

SO Lins recebe Medalha Militar de Prata

2S Teixeira recebe Medalha Militar de Prata

Comandante do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, Cel Cláudio Evangelista Cardoso, entrega medalha para 3S Valdir

2S Zannata recebe Medalha Militar de Bronze

2S Cardoso recebe Medalha Militar de Bronze

Brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida em revista à tropa

Militares condecorados com medalhas na cerimônia militar

Desfile militar

Cerimônia militar

Aeronaves T-25 fazem passagem durante cerimônia militar

fotos: Cb Diego