Integrantes da Esquadrilha da Fumaça passaram, no dia 23 de maio, por uma experiência bem diferente de sua rotina diária: trocaram o manche das aeronaves por joysticks e direções de escavadeiras, carregadeiras, motoniveladoras e tratores.

Esse fato inusitado aconteceu porque, nesse dia, um grupo de fumaceiros esteve presente na empresa multinacional Caterpillar, produtora e exportadora de tais equipamentos, localizada em Piracicaba/SP. A visita partiu de um convite da empresa e teve por objetivo ministrar uma palestra direcionada à equipe de demonstração da própria organização, visando divulgar o trabalho da Fumaça e, sobretudo, compartilhar detalhes sobre treinamento e trabalho em equipe, tendo em vista que existem pontos em comum entre uma demonstração da Esquadrilha e a demonstração das máquinas, realizada para os clientes e futuros clientes da Caterpillar, além de feiras e eventos do ramo.

 

Após a palestra ministrada pelo Chefe da Seção de Comunicação Social do EDA, alguns assuntos foram conversados possibilitando uma proveitosa troca de experiência entre as duas equipes acerca do conteúdo, freqüência e duração das reuniões de brifm e debrifim; manutenção de equipamentos; autonomia dos pilotos em tomar decisões; entre outros.

Os fumaceiros tiveram a oportunidade de assistir a uma demonstração, a qual contou com doze modelos diferentes de máquinas apresentadas em área apropriada, com direito à trilha sonora e locução!

 

Encerrando a visita, os cinco visitantes, acompanhados por instrutores, puderam pilotar algumas máquinas e, ainda, participaram de um desafio em que cada um teve de derrubar três bolinhas de tênis apoiadas em cones, utilizando para isso, os dentes de uma escavadeira! O Maj Caldas foi o campeão, derrubando as bolinhas sem deixar nenhum cone cair no tempo de 1´25´´.

 

Para instituições que tenham interesse em solicitar palestras, basta enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para que possa ser analisado o pedido.

 

Participaram da visita: Major Caldas, Ten Josiana e os Capitães Escobar e Tonisso.

Demonstração de máquinas.

Não que a Tenente Josiana seja tão alta assim.

Capitão Tonisso descobre um pouco mais sobre as máquinas.

Teste de coordenação motora. Na foto, Suboficial Prieto.

 

Crédito das fotos: Suboficial Prieto.