Ten Conrado, Cap Pivovar e Ten Arantes

Após uma semana de muita expectativa e ansiedade para os candidatos que almejavam ingressar no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), finalmente, no dia 26 de julho, foram divulgados os nomes dos três novos pilotos e de seis novos anjos da guarda.

Com muita emoção, os aviadores receberam a notícia de maneira surpreendente, sendo tudo registrado por uma equipe da EPTV, afiliada à Rede Globo na região, e que está colhendo imagens para a produção de um documentário sobre os sessenta anos da Esquadrilha da Fumaça.

O primeiro a ser surpreendido foi o novo número 2, o 1º Tenente Aviador Eduardo Maia Arantes que, durante um voo de rotina na Academia da Força Aérea (AFA), foi interceptado por três aviões da Fumaça e, através da fonia, o oficial de operações da Esquadrilha, Major Alexandre, que pilotava um dos Tucanos, comunicou o ingresso: “O povo brasileiro confia na representação feita pela Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira e do próprio Brasil no exterior. E nós, Família Fumaceira, confiamos em você como o mais novo piloto do EDA. Parabéns e seja muito bem-vindo, Fumaceiro!”

No mesmo momento, na torre de controle da AFA, estava a equipe da EPTV que simulava uma entrevista com o 1º Ten Av Marcos Mendes Conrado Veiga no momento que, por meio da fonia da torre, além de ouvir o anúncio de seu colega, foi surpreendido ao ouvir também seu nome como novo integrante.

Por fim, o Capitão Aviador João Igor Silva Pivovar, enquanto cumprimentava os novos fumaceiros, foi surpreendido pelo cinegrafista e pela repórter que, entre algumas perguntas, questionou como se sentia em ser o terceiro escolhido para ingressar na Fumaça.

"Uma grande surpresa, recebida com muita alegria!! Ser escolhido para integrar o time da Esquadrilha da Fumaça representa para mim uma grande honra e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade de bem representar a Força Aérea Brasileira!!" – comentou, emocionado, o novo número 5.

Um a um, os novos anjos da guarda também receberam a notícia com muita alegria. São eles: Suboficial Carlos Maurício Ribeiro de Souza, especialista em equipamento de voo; 3º Sargento Rafael Rodrigues dos Santos, especialista em Eletrônica; 3º Sargento Anderson Luis Trapani, especialista em manutenção de aeronaves; a 3º Sargento Flavia Lázaro Rochetti, especialista em serviços administrativos; o Cabo Adriano Geraldo Ferreira Martins, especialista em serviços administrativos; e o Cabo Valdir de Paula, especialista em manutenção de aeronaves.

Após todos os nomes divulgados, os novos fumaceiros receberam os cumprimentos de toda a equipe, dos colegas da AFA e familiares.

A partir do mês de agosto, os novos pilotos iniciarão o treinamento em suas posições de voo que conta com cerca de 72 missões.

Ten Arantes após ser interceptado


Cap Pivovar surpreendido em entrevista


Ten Conrado emocionado com a notícia

3S R. Santos, Cb Adriano, 3S Flavia, Cb Valdir, 3S Trapani e SO Ribeiro

T-27 da Fumaça intercepta T-27 da AFA pilotado pelo Ten Arantes

Novos #2 – Ala Direito , #5 – Ala Esquerdo Externo e #4 – Ferrolho

Sgt Flavia em sua primeira entrevista como fumaceira