A Esquadrilha da Fumaça mais uma vez faz bonito ao representar o alto grau de qualidade técnica dos pilotos da Força Aérea Brasileira em solo Peruano.
A participação da Esquadrilha da Fumaça no V Festival Aerodesportivo de Chiclayo, realizado no Peru, domingo, 26 de abril, atraiu cerca de 30 mil pessoas. O festival é um grande evento aeronáutico realizado na cidade de Chiclayo, região Norte do Peru, em que se presta uma homenagem póstuma ao Capitão Aviador José Abelardo Quiñones, herói da Força Aérea Peruana (FAP).

Além do grande público que compareceu ao Festival, o evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, Antero Flores Araoz, Ministro de Estado da Defesa do Peru, o Tenente General Pedro Enrique Minaya Torres, Comandante da FAP, o Major General Raúl Hoyos de Vinatea, Comandante da Ala Nº 1, o Coronel Aviador Luiz Carlos Lébeis Pires Filho, Adido Aeronáutico Brasileiro, entre outras autoridades civis e militares.

A participação dos militares da Força Aérea Brasileira foi destaque na mídia peruana e reuniu grande número de profissionais da imprensa por ocasião da chegada a Chiclayo, no dia 24 de abril, quando foi realizada uma entrevista coletiva com diversos órgãos de imprensa daquele país.

O dia ensolarado e o céu azul deram um brilho especial à exibição aérea, que iniciou com a escrita ‘’PERU – BRASIL’’. O público, composto por pessoas de todas as idades, civis e militares, encantou-se com cada manobra realizada nos T-27 Tucanos, demonstrando grande carinho e admiração pelos brasileiros.

Após o voo, os pilotos foram recepcionados em um almoço realizado no Grupo Aéreo Nº 6, onde o Ministro da Defesa do Peru agradeceu a importante participação da Força Aérea Brasileira naquele tradicional evento.

Durante os agradecimentos e despedidas dos militares peruanos e brasileiros, o Major General Raúl Hoyos de Vinatea, Comandante da Ala Nº 1, onde estão subordinados os principais Esquadrões de Caça da FAP, destacou e elogiou a exibição da Esquadrilha da Fumaça. ‘’Eu tenho mais de trinta anos de trabalho na Força Aérea e já estive em muitos lugares, onde pude conhecer várias equipes acrobáticas, mas nenhuma se compara com a Esquadrilha da Fumaça, pois a qualidade das aeronaves fabricadas pela EMBRAER e o treinamento dos pilotos da FAB, trazem a exibição para perto do público. Impossível não se emocionar.” 

No dia 27, as oito aeronaves T-27 Tucanos, acompanhadas por um C-130 do 1º Grupo de Transporte de Tropa, decolou de solo Peruano com destino ao Brasil, onde a equipe realizará duas exibições aéreas, em Ipatinga-MG (dia 29) e Rio de Janeiro-RJ (dia 1º), antes de regressarem para Pirassununga.

 

Fonte: CECOMSAER