Um grupo de seis alunas do Colégio Santa Mônica, do município de São Gonçalo/RJ, apresentou, no dia 1º de outubro, um trabalho escolar sobre a Esquadrilha da Fumaça.

O trabalho fez parte do projeto anual da escola “Meu Brasil brasileiro – uma reflexão sobre nossa identidade”, em que os alunos da educação infantil e ensino fundamental desenvolvem diversas atividades abordando o tema.

A equipe montou uma exposição que focou o histórico do Esquadrão, atuação, manobras, integrantes e formas de ingresso nos quadros da Força Aérea Brasileira (FAB). Para ilustrar, as alunas expuseram banners, um aeromodelo da aeronave Tucano com a pintura utilizada pela Esquadrilha, além da exibição do DVD “Asas e Coração – revelando a Esquadrilha da Fumaça” e de um vídeo com depoimentos de oficiais aviadores da reserva da FAB.

Para desenvolver o trabalho, as meninas realizaram pesquisa em nosso site e nas revistas institucionais e, também, entrevistas com oficiais.

Essa foi uma excelente iniciativa e oportunidade de divulgação da Força Aérea entre crianças e adolescentes, incentivando e despertando o interesse pela aviação. Ficamos felizes pelas jovens terem escolhido a Esquadrilha da Fumaça como exemplo de representação da identidade brasileira.

Parabéns às alunas Esther Silva, Geovanna, Julia Gomes, Juliana Lessa, Laís e Rafaella da Turma 1262 do 6º ano!

Fumaça... Já!