A

Capitão Lacerda e Tenente Loures

Nesta manhã de terça-feira, aconteceu uma cena típica no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), quando novos pilotos são interceptados para fazerem parte da Esquadrilha da Fumaça: muita agitação, familiares presentes, expectativa do momento da fonia entre os interceptadores e os interceptados, pouso das aeronaves e toda a alegria que há após estes momentos.

O primeiro piloto a ser interceptado por dois A-29 Super Tucano foi o Tenente Giovanni LOURES Guimarães. O piloto havia saído para realizar um voo de instrução para um Cadete quando, de repente, os pilotos Major Natalício e Capitão Pereira entraram em contato com ele, por meio da radiofrequência e o interceptaram com os aviões. “Me lembro de quando ainda eu era um Cadete, e tinha a Fumaça como um Esquadrão de excelência da Força Aérea. Hoje, me sinto privilegiado por ser escolhido para fazer parte desta equipe e por todos que acreditaram no meu trabalho e na minha capacidade de pertencer a este grupo. Vou sempre dar o melhor de mim para corresponder às expectativas”, salientou o Tenente Loures em discurso para todo o Esquadrão.  

Em seguida, o Major Bittencourt e o Capitão Fontoura decolaram para interceptar o avião do Capitão Everson de Paula LACERDA, que no momento fazia um voo de instrução com um Cadete em uma aeronave T-27 M. “Quando eu vi o A-29 enorme do meu lado, tive noção do que estava acontecendo. Meus familiares que estão aqui sabem o quanto eu esperava por este momento e estão comemorando aqui comigo essa emoção”, afirma o Capitão Lacerda.

Os pais do Capitão Lacerda puderam prestigiar in loco a emoção do filho sendo escolhido como novo membro da Esquadrilha da Fumaça. “Para nós não há emoção maior! Poder estar participando de mais uma realização do nosso filho, que vivencia isso aqui desde criança, porque sou Suboficial da reserva, e ele sempre gostou disso aqui, sempre foi um sonho dele”, comenta com a voz embargada de emoção o  Senhor Eustáquio Lacerda, pai do aviador.

Para a mãe do piloto, Senhora Tamara Lacerda, não foi diferente. “O coração acelerou e choramos bastante. Sempre foi o grande sonho da vida dele. Foi algo que é difícil explicar com palavras e estamos explodindo de felicidade. E agora, é coração na mão ter de vê-lo fazendo acrobacias diariamente pela Esquadrilha da Fumaça".

Capitão Lacerda recebendo o abraço de seus pais - Senhores Eustáquio e Tamara Lacerda

Para o Major Bittencourt, piloto que fez uma das interceptações, “é sempre uma emoção para nós também, porque já passamos por essa experiência e sabemos o quão importante é isso para todos nós que ansiamos por este momento dentro da carreira”.

Ambos os pilotos escolhidos nesta manhã, passarão a compor a equipe, de fato, no ano de 2024.

Aeronave A-29 Super Tucano pilotado pelo Major Natalício em voo de dorso, no momento da interceptação da aeronave T-25  do Tenente Loures

Texto: Tenente JOR Rogério
Revisão: Capitão Aviador Ícaro Bontempo FURTADO 
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.