A Esquadrilha da Fumaça fará três apresentações neste fim de semana. Nesta sexta-feira (04), às 11h, no Deck do Pescador, em Santos (SP), a Esquadrilha fará sobrevoos com quatro aviões prestigiando a largada da Regata Santos Rio. No dia seguinte (05), haverá uma demonstração completa com as sete aeronaves, em São José dos Campos (SP), às 16h, no Mirante do Banhado. No domingo, a cidade de Cruzeiro (SP) receberá uma apresentação dos aviões da Força Aérea Brasileira às 15h45, no Estádio Professor Virgílio Antunes de Oliveira.

Cada apresentação deste fim de semana tem sua peculiaridade. A cidade de Santos já contou com nove apresentações da Esquadrilha da Fumaça ao longo dos 70 anos de história deste Esquadrão e, desta vez, serão sobrevoos com quatro aeronaves abrilhantando ainda mais a largada da 72ª Regata Santos Rio - Classe Oceano. Em São José dos Campos, a Fumaça se apresentou diversas vezes e esta será a 30ª demonstração na cidade. Já em Cruzeiro, cidade natal do saudoso Coronel Braga, que comandou a Esquadrilha da Fumaça por mais de 10 anos, receberá os sete aviões com a bandeira do Brasil na cauda pela segunda vez. A primeira foi em 1985 e,  desta vez, será a primeira apresentação dos A-29 Super Tucano na cidade.

“Teremos três apresentações neste final de semana em que representaremos a Força Aérea Brasileira com os aviões que levam as cores da bandeira do Brasil. Serão mais três oportunidades de realizarmos demonstrações aéreas cumprindo a nossa missão, que é a de difundir em âmbito nacional e internacional a imagem institucional da nossa Força Aérea Brasileira”, comenta o Capitão Aviador André Mayer Fontoura.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda. Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Texto e foto: Tenente JOR Rogério Sousa
Revisão: Capitão Aviador Ícaro Bontempo Furtado 
Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça
(19) 3565-7236
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.